Banco do Nordeste financia porto mais moderno do país no Espírito Santo

Imetame contrata R$ 500 milhões na maior operação da história do BNB no estado 

Equipes do Banco do Nordeste e da Imetame celebram a operação | Fotos: Ascom/BNB

O município de Aracruz vai receber o porto mais moderno do Brasil, em um projeto que promete mudar a logística do Espírito Santo e do país a partir da sua inauguração, prevista para o primeiro semestre de 2025. O Porto Imetame Aracruz conta com apoio de R$ 500 milhões do Banco do Nordeste, a maior operação de crédito da história da instituição no estado.

O diferencial do porto é a sua profundidade, de 17 metros, maior do que os similares, como o de Santos (SP), o mais movimentado do país, e o da capital, Vitória, o que vai permitir a entrada de grandes navios, especialmente os que transportam contêineres e hoje não conseguem aportar na costa brasileira. Com isso, a produção agropecuária e industrial capixaba e de regiões vizinhas não precisará mais se deslocar até fora do estado para ser exportada.

Comitiva do BNB visitou as obras do porto

O diretor executivo da Imetame, Gilson Pereira Júnior, acredita que o Porto Imetame Aracruz tende a se tornar um hub de cargas de contêineres. “Nós temos a malha ferroviária bastante próxima. Vamos estabelecer uma conexão com a ferrovia Vitória-Minas, que é ligada à Ferrovia Centro-Atlântica e ao Centro-Oeste do país. Vamos criar um corredor centro-leste bastante interessante para desenvolvimento de futuros negócios e ligar o Centro-Oeste à costa”, explica.

Aracruz ingressou na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ao final de 2021 e, com isso, empreendedores do município passaram a contar com o apoio financeiro do BNB. “O Banco do Nordeste é um parceiro bastante próximo e engajado. Pretendemos continuar a crescer com o BNB”, afirma Gilson.

Superintendente do BNB Lourenzo e diretor da Imetame Gilson assinam contrato

O superintendente estadual do Banco do Nordeste no Espírito Santo, Lourenzo de Oliveira, destaca que o empreendimento deve gerar, já na sua primeira fase, cerca de 500 vagas de empregos, a maioria para pessoas da região. “É um investimento que vai impactar não só o Espírito Santo, mas o país. Estamos cumprindo a nossa missão, de gerar emprego e desenvolver a nossa área de atuação. O Espírito Santo é um estado de oportunidades”, ressalta.

A operação foi contratada pela equipe da a agência Linhares, que atende Aracruz. O gerente da unidade, Constantino Martins, avalia que o apoio do Banco do Nordeste ao projeto é um exemplo de como o Fundo Constitucional de Financimento do Nordeste (FNE), recurso gerido pelo BNB, pode transformar realidades. “A construção do porto é um divisor de águas para a região e para o Espírito Santo como um todo. É a tradução do que precisa ser feito com o FNE. Ficamos muito felizes de ver que os recursos do fundo constitucional vão fazer a diferença e modificar, para melhor, a vida das pessoas”, prevê.

A área da Sudene inclui 31 municípios capixabas. O Banco do Nordeste mantém cinco agências abertas à população do Espírito Santo, localizadas em Linhares, Colatina, Nova Venécia, Pinheiros e São Mateus. A instituição também atende pelo seu portal na internet e pelo telefone 0800-728-3030.

O BNB é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina. Com 292 agências, está presente em mais de 2 mil municípios de sua área de atuação e tem como principal fonte de recursos o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). As políticas de aplicação do FNE são definidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Sudene.

Por Ascom/BNB


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *