Sessão destaca vocação cafeeira do Espírito Santo

Agronegócios

Solenidade nesta quarta-feira homenageou cadeia produtiva do café com a Comenda Dario Martinelli

Deputada Raquel Lessa foi a proponente da sessão | Foto: JV Andrade

O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do país, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), informação dada durante a sessão solene que homenageou a cadeia produtiva do café capixaba, nesta quarta-feira (9), no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa. A próxima safra prevê, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a produção de 16 milhões de sacas das variedades arábica e conilon, incluindo os cafés especiais. 

No início da solenidade o público pôde apreciar a apresentação do músico Gilmar Vieira da Silva, que executou na concertina algumas peças populares. Foram entregues 30 exemplares da Comenda Dário Martinelli, homenagem criada pelo Legislativo em 2018 que leva o nome do produtor rural capixaba e político morto em 2015. Dário é reconhecido por sua atuação no enfrentamento à crise provocada no Espírito Santo na década de 1960 pelo programa de erradicação do café do governo federal e também no desenvolvimento do café conilon no estado.

Café reconhecido

A deputada Raquel Lessa

A deputada Raquel Lessa (PP), proponente da sessão solene em homenagem à cadeia produtiva do café, fez um discurso exaltando as qualidades do café, sua produção e o papel do produto na economia do estado e seu lugar no ranking nacional. 

“O café, esta é a grande estrela do dia. O café e toda a sua cadeia produtiva, desde o preparo do solo, o plantio, a colheita, a pós-colheita, a torrefação, a venda e consumo. Da lavoura até a xícara. O café é mais que uma bebida e muito mais que a segunda bebida do mundo, o café é uma paixão, um modo de vida, uma herança e um bem passado de geração para geração. Cerca de 70% dos produtores capixabas são de base familiar. Ela impulsiona a economia capixaba”, ilustrou a deputada. 

A deputada Raquel Lessa, Diretor-Presidente do Incaper Franco Fiorot e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli da Costa

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli da Costa, afirmou que é preciso comemorar os investimentos que têm sido feitos no ramo cafeeiro do estado e a previsão de que, nos próximos quatro ou cinco anos, o Espírito Santo será o maior produtor de café conilon do mundo, ultrapassando o Vietnã. Segundo o titular da pasta da Agricultura, o mundo olha para o Espírito Santo com interesse. 

“Há cerca de um mês e meio, nós tivemos as principais personalidades mundiais visitando a nossa cafeicultura. Esteve aqui a presidente da Organização Internacional do Café, o presidente da Associação dos Torrefadores dos EUA, que são os maiores consumidores de café no mundo. Também esteve aqui a representante da cafeicultura no Parlamento Europeu”, informou. 

Onde o café conilon se estabelece, impulsiona a economia local, garantiu o presidente do Sindicato Rural Patronal de Jaguaré, Jarbas Alexandre Nicoli Filho. Já a prefeita do município de São Domingos do Norte, Ana Malacarne de Oliveira, destacou o papel da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Incaper. Ela relatou o crescimento da produção do café, inclusive chegando na fase do empacotamento. 

Mesa de trabalho

Compuseram a mesa, além da deputada Raquel Lessa, proponente da sessão solene: a esposa de Dário Martinelli, Célia Martinelli, e sua filha, Marta Martinelli; diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot; presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória, Fabrício Tristão; diretor da Associação Brasileira da Indústria do Café, José Guilherme Lima; vice-prefeito do município de Boa Esperança, Leandro da Silva Cardoso; sócio-fundador da Terrafé Café Especiais, Raul Guizelini da Paz; vice-presidente da Comissão Nacional do Café, Thiago Luiz Orletti; vereadores Paulo Aparecido Thereza (PDT-Afonso Cláudio), Rae Scherrrer (PP-São Domingos do Norte), Judázio Seibel (Laranja da Terra), Elizeu Ribeiro (PSB), Ricardo Barros (PP) e Preto Queiroz (PP), (os três de Jaguaré).

Homenageados com a Comenda Dário Martinelli

Admir Rossmann 
Alcimar Celanti
Altamiro Ludke
Angelo Máximo dos Anjos
Celia Pereira Soares dos Santos
Cláudia Gregório
Daniel Mageste Lessa 
Eder Bernabé
Elcimar Soares de Araújo.
Elio Uliana  
Emerson Seibel
Enio Bergoli da Costa 
Fabrício Tristão 
Franco Fiorot
Jair Dorvalino Menegardo 
Jarbas Alexandre Nicoli Filho
Jesué Esmidler
José Guilherme Lima 
Leandro da Silva Cardoso 
Luiz Paulo Fagundes
Malaquias João Jacobsen
Márcio Caliari
Marta Lucia Martinelli Milbratz
Pedro Jair Silvio Schumacher 
Raul Guizelini 
Rosane Gonçalves Monteiro 
Thiago Lima Vignatti 
Thiago Luiz Orletti 
Valdecir Merlo
Vitor Silva Vitório

Por Aldo Aldesco


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *