Jornalistas e compradores internacionais estarão na Cachoeiro Stone Fair 2023

Foto: Divulgação/Cachoeiro Stone Fair

Jornalistas internacionais estarão Cachoeiro Stone Fair, de 22 a 25 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, a convite do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais do Brasil, realizado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Eles fazem parte do projeto Imagem, atividade que soma com as ações de internacionalização do setor de rochas ornamentais, em curso no mercado externo. Os profissionais têm origem na Grécia, Estados Unidos e México.

Um grupo de pelo menos 10 compradores vindos da Alemanha, Portugal, Reino Unido, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Colômbia e Argentina, como parte do programa Exporta Brasil, promovido pela ApexBrasilse juntará aos jornalistas internacionais em uma agenda única com oportunidade ímpar de conhecer os processos do arranjo produtivo de rochas nacional.

O cronograma conta com visita a pedreira para acompanhar, na prática, o processo de extração de materiais; ida a indústrias, onde será possível entender o processo de beneficiamento, a tecnologia empregada e toda a evolução do setor nas questões de sustentabilidade; visita a showroons para vivenciar a aplicação dos materiais naturais e, é claro, acompanhar a Cachoeiro Stone Fair, a maior vitrine de negócios do segmento nacional.

Durante a semana, os compradores ainda irão se reunir com 24 empresas brasileiras do setor de rochas naturais, mobilizadas pelo Centrorochas e pela Milanez & Milanez, empresa do grupo VeronaFiere. “Estamos ansiosos para a realização destas ações na Cachoeiro Stone Fair. Todas as atividades foram desenhadas a várias mãos. O setor de rochas ter sido um dos escolhidos pela ApexBrasil para a execução do Exporta Brasil é de grande alegria. E poder somar esta ação à vinda dos jornalistas internacionais, vai contribuir ainda mais para a repercussão do arranjo produtivo nacional no exterior”, destaca Tales Machado, presidente do Centrorochas.

Rogério Ribeiro, gerente do projeto setorial, adianta que serão realizadas cerca de 180 reuniões, de 30 minutos cada, entre os compradores internacionais e empresas do setor de rochas brasileiro, de diferentes maturidades de exportação. Entre elas, indústrias que fazem parte do novo ciclo do PEIEX-ES (Programa de Qualificação para Exportação), que está em curso e sendo executado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), em parceria com a ApexBrasil.

Por Karine Porto Firme


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *