Estudantes veem o Direito como um dispositivo de transformação social

Dia do Advogado

Hoje, no dia 11 de agosto, Dia do Advogado, o FGV Notícias entrevistou esses veteranos de faculdade para entender quais são os anseios futuros dentro da profissão.

Foto: FGV

Junto com o meio jurídico, as leis e os regulamentos que regem a sociedade, vem o sonho de mudar o futuro e transformar a sociedade em um ambiente mais justo conforme sugere o Direito. Foi por isso que Lucas Diettrich (8º período da Escola de Direito do Rio de Janeiro – FGV Direito Rio) e Daniela Nomura (10º semestre na Escola de Direito de São Paulo – FGV Direito SP) escolheram essa profissão.

Hoje, no dia 11 de agosto, Dia do Advogado, o FGV Notícias entrevistou esses veteranos de faculdade para entender quais são os anseios futuros dentro da profissão, de que forma é possível contribuir com a sociedade e como eles desejam transformar o mundo com a área.

“O Direito desempenha um papel fundamental na estruturação da sociedade, estabelecendo normas que governam o comportamento das pessoas e das instituições”, ressaltou Lucas. Na visão de Daniela a área estabelece limites a certos comportamentos, confere parâmetros para certos comportamentos e, em alguns casos, veda a realização de atividades prejudiciais ao bem-estar da sociedade.

Por que você escolheu cursar Direito?  

Lucas Diettrich (FGV Direito Rio)

Meu interesse por causas sociais veio desde muito pequeno. De alguma forma, sempre visualizei o meio jurídico como uma ferramenta eficiente para a promoção das mudanças estruturais que eu tanto almejava. De fato, seria utópico dizer que, diante de tantos problemas vivenciados, essas mudanças viriam de forma rápida, mas acredito que o desenvolvimento de um raciocínio jurídico sério e empenhado a essas questões – como o que a Fundação Getulio Vargas busca propor – é um dos caminhos possíveis para que se conceba um pontapé inicial nessas mudanças. 

Daniela Nomura (FGV Direito SP)

Escolhi estudar Direito porque eu o enxergo como uma ferramenta que me ajuda a entender como o mundo funciona. Nesse sentido, acredito que o Direito é capaz de empoderar seus profissionais por meio de conhecimento capaz de viabilizar a concretização de ideias e possibilidades de projetos benéficos para a sociedade.  

Como a profissão que escolheu contribui com a sociedade?  

Lucas Diettrich (FGV Direito Rio)

O Direito desempenha um papel fundamental na estruturação da sociedade, estabelecendo normas que governam o comportamento das pessoas e das instituições. Pensar no Direito como uma ferramenta de modificação social implica reconhecer a sua dupla finalidade: de um lado, sua designação como instrumento de ordenação social, apto a estabelecer a forma como a qual a sociedade deve se estruturar diante dos objetivos buscados; e, de outro, sua visualização como instrumento de defesa dos indivíduos, apto a estabelecer diretrizes à observância de seus direitos e garantias fundamentais. 

Daniela Nomura (FGV Direito SP)

O Direito, com seu conjunto variado e quase infinito de regras e casos, atua como um modulador das relações sociais. Nesse sentido, ele estabelece limites a certos comportamentos, confere parâmetros para certos comportamentos e, em alguns casos, veda a realização de atividades prejudiciais ao bem-estar da sociedade. Essas balizas servem, muitas vezes, como mecanismos de justiça na sociedade e, apesar de, por vezes, resultarem na restrição de condutas, são necessárias para viabilizar projetos dotados de equilíbrio, segurança e com grande impacto social positivo. 

Como você deseja mudar o mundo com a sua profissão?  

Lucas Diettrich (FGV Direito Rio)

Com toda a experiência que o período da graduação me proporcionou, pretendo desenvolver projetos e iniciativas que se destinem à modificação de um estado de coisas que há muito assola o cenário brasileiro, principalmente no âmbito criminal. Tal anseio perpassa pela integral compreensão dos problemas que circunscrevem as injustiças acometidas em nosso sistema, de modo a desenvolver soluções que incorporem o conhecimento produzido na Academia, fujam do “senso comum” e, principalmente, sejam comprometidos com a mudança que se busca propor. 

Daniela Nomura (FGV Direito SP)

Com o estágio em escritório de advocacia e experiência na área de pesquisa, percebo, diariamente, que o Direito confere àquele que se dedica ao seu estudo, uma posição privilegiada de ajudar as pessoas. Isso porque, o conhecimento jurídico concede ao advogado a capacidade de aconselhar, auxiliar e prestar auxílio às pessoas com relação a dúvidas pertencentes às mais diversas searas. Adicionalmente, percebo que o conhecimento do Direito habilita o advogado a pensar e a propor soluções inovadoras, que impactam, de forma positiva, o funcionamento das instituições e do mercado. Dessa forma, acredito que com a dedicação aplicada ao estudo do Direito e a consolidação do conhecimento, é possível contribuir com a sociedade e mudar o mundo.  

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *