Inema divulga programação dos 25 anos do Parque Estadual Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido

Bahia

Foto: Paula Fróes/GOVBA

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta quarta-feira (16) a programação para comemorar o 25º aniversário do Parque Estadual Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido. As atividades acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto, na Casa da Arte, localizada na cidade de Morro do Chapéu, noroeste da Bahia.

Na cerimônia de abertura acontecerá uma palestra sobre a urgência das mudanças climáticas, o papel crucial das áreas protegidas e as perspectivas de desenvolvimento territorial. Especialistas e representantes de instituições como a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o Ministério Público da Bahia (MPBA), assim como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o próprio Inema, estarão contribuindo nesse diálogo.

Na tarde do primeiro dia, um painel de discussões abordará tópicos relevantes como a importância das áreas protegidas, a preservação das pinturas rupestres, a promoção da educação ambiental e as oportunidades de ensino profissionalizante. O encontro terá a participação de representantes do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II.

Também no primeiro dia será realizada a premiação do Concurso de Desenho em que os estudantes da rede de ensino apresentaram propostas para atualização da logomarca do Parque Estadual Morro do Chapéu.

O segundo dia acontecerá uma visita ao Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido e ao Parque Estadual Morro do Chapéu. A programação também oferecerá estandes dedicados à distribuição de mudas de espécies nativas, apresentações enriquecedoras de estudos e pesquisas relevantes, além de exposições de artesanato produzido pela Comunidade Quilombola de Gruta dos Brejões.

Os 25 anos de proteção e preservação desses locais de excepcional beleza natural, aliados ao compromisso de promover a conscientização ambiental, serão celebrados com relevantes discussões dos diversos segmentos que compõem o território, como acadêmicos, estudantes, entidades governamentais, comunidade local, todos unidos em um chamado para a preservação e apreciação das preciosidades naturais que Morro do Chapéu oferece.

Da Redação | Com informações da Ascom/Inema


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *