Desenvolvimento do ES e estímulo à educação na pauta da Findes e da bancada capixaba 

Presidente da Findes Cris Samorini | Foto: Beatriz Seixas

Temas estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo e do país estiveram na pauta do encontro realizado em Brasília, nesta quarta-feira (16), pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) com a bancada federal capixaba.  

A presidente da Findes, Cris Samorini, recebeu no Observatório Nacional da Indústria da CNI, senadores e deputados federais para debater pautas como reforma tributária, infraestrutura, energia, inovação e educação profissional.  

Na ocasião, Cris agradeceu aos parlamentares pela abertura ao diálogo e também pela aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, e pediu atenção para alguns pontos do texto que tramita no Senado, a exemplo da PEC que cria um tributo estadual sobre bens primários e semielaborados, o imposto seletivo e a necessidade de definir uma alíquota-teto que não gere distorções na proposta inicial. 

A presidente da Findes destacou ainda projetos de lei que tramitam no Congresso e que, se aprovados, podem trazer ganhos importantes para o desenvolvimento local e nacional, como o marco legal das startups, a regulação do serviço de praticagem, a modernização do setor elétrico e o marco regulatório para o aproveitamento de potencial energético offshore. 

Cris também listou projetos de infraestrutura decisivos para a logística capixaba, a exemplo da duplicação da BR-262 e os investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para fortalecer o Corredor Centro-Leste, além da necessidade de avanços na regulamentação do gás natural. 

Cris Samorini com a bancada federal capixaba | Foto Beatriz Seixa

Participaram da agenda os senadores Fabiano Contarato (PT) e Marcos Do Val (Podemos) e os deputados Amaro Neto (Republicanos), Da Vitória (Progressistas), Dr.Victor Linhalis (Podemos), Evair De Melo (Progressistas), Helder Salomão (PT) e Paulo Foletto (PSB).  

A presidente da Findes aproveitou o encontro para propor aos parlamentares um pacto pela educação profissionalizante.  

“Até 2025, somente no Espírito Santo, vamos precisar qualificar e requalificar 179 mil profissionais em ocupações industriais. Esse é um desafio constante do setor produtivo e é também uma demanda da sociedade por investimentos em educação. Por isso, a Findes acredita que, em conjunto com a bancada federal, é possível traçar estratégias e ações para ampliar a oferta do ensino profissional. Estamos diante de uma grande oportunidade de desenvolver o capital humano, gerar mais empregos e renda e ainda tornar nossas empresas mais produtivas e competitivas.” 

Cris Samorini observou que a qualificação é um dos principais fatores que interfere na produtividade e citou que o Brasil está distante do desempenho apresentado por outros países. “Para se ter uma ideia, a produtividade no Brasil é quatro vezes menor do que a de um profissional no Estados Unidos. Se compararmos com o Chile, ela é quase duas vezes inferior.” 

Os senadores e deputados federais se mostraram abertos a estimular o debate e a adotar ações para reverter esse quadro. Também colocaram os seus mandatos à disposição para contribuir com o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento do Espírito Santo.    

“O nosso mandato está à disposição e está 100% aberto ao diálogo. A beleza da boa política é você convergir com os diferentes. É construir pontes”, afirmou o senador Fabiano Contarato ao citar a capacidade que a indústria tem de irradiar oportunidades e estimular o crescimento socioeconômico. 

Líder da bancada federal capixaba, o deputado Da Vitória, também reforçou o compromisso dos parlamentares em trabalhar em prol do setor produtivo e da sociedade. “Precisamos dialogar cada vez mais. E é muito importante que a Findes esteja ao lado da missão do Congresso Nacional de promover o desenvolvimento sustentável do nosso país. Essa aproximação vai contribuir para desenvolvermos cada vez mais o futuro do Espírito Santo e do Brasil.” 

Também estiveram presentes na agenda em Brasília o vice-presidente da CNI, Léo de Castro; os vice-presidentes da Findes Paulo Baraona, Eduardo Dalla Mura e Fernando Otávio Campos da Silva; além do diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima; a economista-chefe e gerente executiva do Observatório da Indústria, Marília Silva; o gerente executivo de Relações Institucionais da Findes, Leonardo de Paula; além do gerente de estudos e formulação do Conselho de Assuntos Legislativos (Coal) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Frederico Cezar.  

Por Natália Magalhães


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *