Oportunidade de formação gratuita para jovens pretas e pardas em TI

Mutirão Menina Tech

Além da qualificação técnica, jovens que participarem do projeto recebem vale-transporte, bolsa auxílio e ainda contam com mentoria de carreira e encaminhamento ao mercado de trabalho. 

Foto: Edson Chagas

O IOB (Instituto Oportunidade Brasil) realiza na próxima segunda-feira, 21 de agosto, o Mutirão Menina Tech, a partir de 18h, na Tec Vitória, em Itararé. O evento é gratuito, aberto ao público e tem o objetivo de apresentar e selecionar jovens para o projeto.  

O Menina Tech é realizado pelo IOB, por meio do Fundo Baobá, que apoia iniciativas de inclusão em todo o Brasil. O projeto tem parceria do Senai-ES e da Tec Vitória.  

Trata-se de uma formação gratuita em TI, com mentoria de carreira e encaminhamento ao mercado de trabalho. Os jovens terão vale-transporte e também bolsa auxílio.  

Público e aulas 

Poderão participar do projeto: identidades femininas pretas, pardas e indígenas; com idade entre 17 e 29 anos; ensino médio completo ou concluindo em escola pública, com renda de 1,5 salários mínimos. Para quem fez o ensino médio em escola particular é preciso ser ou ter sido bolsista.  

As aulas vão durar 12 meses e acontecerão durante a semana, sempre à noite, em Vitória. As meninas vão aprender programação Front-end, que desenvolve sites com o foco no design UI (Interface do Usuário) e UX (Experiência do Usuário). 

Para o IOB, qualificar essas jovens é promover inclusão produtiva, ampliando o mercado consumidor capixaba e contribuindo com a melhoria do cenário econômico e social do Estado.  

“O Espírito Santo tem mais de 800 mil jovens entre 15 e 29 anos. Cerca de 60% deles são negros e muitos não trabalham, nem estudam. Alguns acham que não têm perfil para TI, por não terem bons celulares ou computador; ou por não se sentirem capazes. Mas nós entendemos que a tecnologia não é um sonho; é sim uma oportunidade de mudança de vida para todos”, destaca a diretora do IOB, Verônica Lopes. 

Além do mutirão, também é possível se inscrever para o projeto Menina Tech direto com o instituto. Mais informações pelo telefone (27) 99299-0852 e no Instagram @institutooportunidadebrasil.  

Por Natália Magalhães


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *