Ceasa é fonte de sustento para cerca de 6 mil trabalhadores

Dia do Feirante

No equipamento, administrado pela SDE, são comercializados mais de 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros

Ceasa | Fotos: Mário Marques/Ascom SDE

Neste 25 de agosto, Dia do Feirante, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) celebra a importância dos trabalhadores que diariamente acordam mais cedo para garantir que produtos hortifrutigranjeiros cheguem à mesa das famílias baianas. Entre eles, estão cerca de 6 mil homens e mulheres que atuam na Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa), equipamento do Governo da Bahia, administrado pela SDE.

O Secretário da pasta, Angelo Almeida, ressalta que esses profissionais têm um papel muito importante na cadeia produtiva. “Eles contribuem na garantia de escoamento, servindo assim para assegurar a produção agrícola e o desenvolvimento no campo. Além disso, promovem, desenvolvem, dinamizam e organizam o abastecimento alimentar de Salvador e da Região Metropolitana”, explica.

O gestor destaca ainda que através deles, a Ceasa ocupa a 8ª posição no Ranking Nacional de Movimentação de Mercadorias das Centrais de Abastecimento. “Em 2022, foram vendidas 565 mil toneladas de alimentos, gerando uma movimentação econômica na ordem de R$ 2,3 bilhões”, concluiu.

No local são comercializados mais de 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros, além de cereais. Cerca de 76% deles são de origem baiana.

Sustento

Vanilson Nascimento desempenha a profissão na Ceasa há quase quatro décadas. O comerciante de abóboras, define o ofício como um presente de Deus. “Eu me criei com meu pai trabalhando aqui, e venho para a feira desde os meus 10 anos. Fui pegando gosto e vi que dava para viver. E glória a Deus por esse lugar existir”, celebrou o vendedor.

Aurino dos Santos, que vende laranjas, diz que ser feirante é madrugar para buscar o sustento. “A gente acorda cedo, batalha, mas leva o pão digno para casa”, diz. Ele, que atua há 23 anos no local, destaca que através do trabalho conseguiu criar os filhos e dar uma vida digna à sua família.

A Ceasa está localizada no quilômetro 5,5 da BA-526, estrada CIA-Aeroporto. Às segundas, quartas e sextas-feiras, o local abre os portões às 3h para permissionários e funcionários, e às 4h para clientes. Nas terças, quintas e sábados, a abertura dos portões acontece às 5h para todos. De segunda sexta, o encerramento das atividades acontece às 17h, e aos sábados, às 13h.

Da Redação | Com informações da Ascom/SDE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *