Conheça a história daqueles que fazem a diferença por meio de ações voluntárias

Dia Nacional do Voluntariado

Por meio do Programa Voluntariar da Suzano, mais de 2.000 voluntários e voluntárias impactam positivamente as comunidades no entorno da empresa.

Atuação local e transformação social | Foto: Divulgação

O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, é uma data especial dedicada a reconhecer e celebrar o poder transformador do voluntariado. A iniciativa busca destacar a importância das pessoas que atuam compartilhando seu tempo, conhecimento e talento, sendo protagonistas da mudança desenvolvendo atividades voluntárias que beneficiem a sociedade e causem um impacto social positivo. De acordo com a pesquisa “Voluntariado no Brasil”, conduzida pelo Datafolha em colaboração com o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), mais da metade dos brasileiros já praticou ou pratica o voluntariado. Foi destacado também 15% desta população atuam como voluntários em programas de voluntariado corporativo.

A Suzano se destaca como uma empresa que estimula o trabalho voluntário por meio do Programa Voluntariar, iniciativa que há mais de duas décadas busca promover o protagonismo social do público interno da companhia, seus familiares e parceiros, buscando a transformação social que a empresa acredita. Nos últimos cinco anos já beneficiamos quase cem mil pessoas com trabalho voluntário. No primeiro semestre de 2023, a empresa contou com mais de 2.000 voluntários, impactando positivamente cerca de 7.250 pessoas nas várias regiões onde a Suzano atua.

Atuação local e transformação social

Durante o primeiro semestre deste ano na Unidade Aracruz/ES, mais 320 voluntários atuaram em diversas iniciativas como: Formare, Contribuindo para o Futuro, Voluntariar em Ação (que incentiva a cultura do voluntariado na empresa), o Amigos da Vida (que estimula a doação de sangue), beneficiando aproximadamente 884 pessoas, reforçando o compromisso de promover a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

José Lucas Mota Machado, operador de máquinas florestais, está entre os colaboradores que participam ativamente do Programa Voluntariar. Ele é líder de ação do programa Voluntariar em Ação e participante da campanha Amigos da Vida. ” Decidi ser voluntário porque é uma ação nobre, que fazemos por amor e empatia, vontade de ver o mundo por uma perspectiva melhor”.

Ele lembra com carinho de diversos momentos marcantes nesta jornada de voluntariado, mas um marcou de forma especial a sua memória. “Um dos momentos mais gratificantes aconteceu na ação de doação de caixas de bombons aos beneficiários da APAE. Ver a felicidade deles, foi um marco em minha vida”, relembra José. O operador de máquinas ainda afirma que ser voluntário, além de ajudar ao próximo, tem impacto positivo em sua vida. “Meus laços familiares ficaram mais fortes, pois aprendi a ser mais empático, ter amor ao próximo”, reflete.

José Lucas (segundo da direita para esquerda) na entrega dos itens arrecadados no Voluntariar em Ação | Foto: Arquivo pessoal

Os benefícios do trabalho voluntário também são sentidos pela trainee de manutenção industrial, Gabriela Santana Cavalcante. “Eu não poderia esquecer da satisfação pessoal e do senso de propósito que essa experiência tem me proporcionado, a sensação de fazer parte da jornada de desenvolvimento de alguém e contribuir para seu sucesso é muito gratificante e enriquecedor”.

Gabriela Cavalcante (em pé) após aula para uma das turmas do programa Formare | Foto: Arquivo pessoal

Gabriela Cavalcante (em pé) após aula para uma das turmas do programa Formare. (Arquivo pessoal)

Gabriela é voluntária do “Projeto Formare” e “Programa Contribuindo para o Futuro”, desenvolvido em parceria com o Instituto Joule, tem o objetivo de potencializar a atuação voluntária de Trainees Suzano, que atuam prestando mentoria on-line de carreira para pessoas universitárias priorizando o compromisso de beneficiar um público alinhado à nossa estratégia de diversidade, equidade e inclusão “É incrível poder enxergar propósito em cada encontro ou troca informal. Vejo essa experiência como um aprendizado pessoal e profissional mútuo e espero poder testemunhar, de perto, o crescimento e o desenvolvimento da minha mentorada”, finaliza.

Atualmente, a Suzano está entre as finalistas do Prêmio Aplaude, na categoria #Compartilha, como destaque em Educação com o Programa Formare,desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, que tem como objetivo capacitar jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. As aulas são ministradas por voluntários e voluntárias da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens, de forma presencial e on-line. A premiação é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, de natureza simbólica e representativa, que reconhece a atuação de organizações empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntários responsáveis por atividades que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor, produzindo impactos transformadores na sociedade.

“A Suzano acredita na importância de gerar e compartilhar valor, disponibilizando tempo e talento para contribuir na construção de um mundo melhor. Nós temos muito orgulho de engajar pessoas e entidades no trabalho genuíno do voluntariado e ver o potencial desse movimento pelo Brasil, reforçando o nosso propósito de transformação social. Por isso, neste Dia do Voluntariado, gostaríamos de parabenizar as pessoas que inspiram e transformam na construindo o futuro que queremos para as próximas gerações”, finaliza Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Por Paula de Paula | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *