Banda Sinfônica da Fames apresenta concerto com grandes nomes da música mundial

Foto: Divulgação

A Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), a Basf, apresenta, na próxima quarta-feira (6), às 20 horas, no Teatro Glória, uma programação musical com obras consagradas, escritas para grupos orquestrais.

Abrindo a temporada do segundo semestre de 2023, o grupo oficial da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) separou um repertório especial, contendo composições de três importantes nomes da música mundial: George Gershwin, Alfred Reed e Philip Sparke.

As composições para bandas orquestrais trazem variados ritmos e gêneros musicais que conduzem o ouvinte num “passeio” por diferentes emoções. O regente da noite será o professor Fellipe Carnauba e o grupo terá ainda como solista a professora e pianista Paula Galama.

Nota de programa:

“Rhapsody in Blue” é uma icônica composição musical escrita por George Gershwin (1898-1937) em 1924. Misturando elementos do jazz americano com a tradição clássica, essa peça evoca a atmosfera vibrante e diversificada da vida urbana nos anos 20.  Com a fusão de ritmos cativantes, harmonias sofisticadas e improvisações enérgicas, a obra transcende fronteiras musicais, encapsulando a essência do ecletismo cultural da época e permanecendo como um marco inovador na história da música.

“Second Suite” para banda, de Alfred Reed (1921-2005), é uma emocionante obra musical que captura a imaginação por meio de uma jornada sonora rica e variada. Composta em quatro movimentos distintos, a suíte apresenta uma fusão envolvente de temas melódicos, ritmos cativantes e momentos líricos, revelando a habilidade do compositor em criar paisagens sonoras vívidas. 

“Music for a Festival”, de Philip Sparke (1951,) é uma peça composta em estilo de abertura festiva. A obra cativa os ouvintes desde o início com sua fanfarra enérgica e temas cativantes. Ao longo da peça, Sparke demonstra maestria na manipulação de texturas sonoras, alternando entre seções brilhantes e líricas, criando uma sensação de movimento contínuo e evocando a atmosfera de um evento musical festivo. 

Da Redação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *