ENGIE Brasil Energia realiza palestras sobre enfrentamento à violência contra a mulher em Umburanas

Agosto Lilás

O tema foi debatido com colaboradores e em duas escolas públicas da cidade

Fotos: Divulgação/Engie

A violência doméstica e familiar contra a mulher foi tema de palestras realizadas na última semana, com estudantes da rede pública de Umburanas e colaboradores da Regional de Renováveis da Bahia da ENGIE Brasil Energia. A apresentação realizada pela advogada Natalyelle Santana fez parte da programação da Campanha Agosto Lilás, que tem como principal objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

Além dos tipos de violência, a palestra abordou os dispositivos legais de proteção existentes, fez a divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento local e das formas de auxiliar as mulheres que sofreram ou estão passando por essa situação.

Para a assistente social, Agrícia Souza, a palestra foi bastante enriquecedora e levou informações atualizadas e importantes sobre o tema. “Já tivemos até casos de homicídios aqui na cidade e muitas mulheres de Umburanas passam por situações de violência relatadas pela advogada, mas os casos se somam e seguem sem denúncias, que não são feitas por medo, insegurança, falta de apoio familiar. Então, conversar sobre esse tema é essencial pois nos garante conhecimento para identificar as situações e entendermos como podemos ajudá-las nesse processo difícil”, destaca Agrícia. 

A denúncia, segundo a advogada Natalyelle, é de fundamental importância, pois além de contribuir para punição do agressor, auxilia na contabilização e mapeamento dos casos de violência, gerando os registros que são essenciais para o recebimento e confecção de políticas públicas voltadas à causa.

O município de Umburanas não possui instituições especializadas para atendimento de mulheres vítimas de violência, como Delegacia da Mulher, rondas ou Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Nesse caso, a vítima precisa buscar a delegacia de polícia comum para fazer denúncia e o apoio inicial às mulheres é realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que muitas vezes não dispõe da estrutura adequada e equipe multidisciplinar de que a vítima precisa.

Outra opção é acionar a Central de Atendimento à Mulher através do número 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além de receber as denúncias, o canal fornece informações sobre os direitos da mulher, os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

De acordo com informações do boletim “Elas Vivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatório de Segurança, a Bahia registrou um aumento de 58% no número de casos de violência contra a mulher, com 316 crimes, em 2022. O estado liderou o ranking de feminicídios na região Nordeste, com 91 registros.

Por meio do programa Parcerias do Bem e do Mulheres do Nosso Bairro, a ENGIE Brasil Energia está realizando em diversos ativos atividades relacionadas à campanha Agosto Lilás para a sensibilização de colaboradores, fornecedores e parceiros para o enfrentamento da violência contra a mulher. As ações estão alinhadas à uma das metas da ENGIE, pela promoção da equidade de gênero.

A ENGIE disponibiliza conteúdos gratuitos sobre o tema no hotsite do programa Mulheres do Nosso Bairro. Para conferir, acesse: mulheresdonossobairro.com.br/#integridade).

Por Luciana Bispo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *