Reinauguração do Teatro Sesi ES celebrou a cultura capixaba 

Espírito Santo | Cultura

Presidente da Findes afirmou que almeja que o Sesi Cultura seja um dos protagonistas da cena cultural capixaba 

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini | Fotos: Thiago Guim

Uma grande celebração marcou a noite da última sexta-feira, dia 1º de setembro, com a reinauguração do Espaço Cultural Rui Lima do Nascimento – Teatro Sesi, localizado em Jardim da Penha, Vitória, capital do Espírito Santo. O evento celebrou a cultura capixaba misturando congo e música clássica. 

Neste ano, o local passou por uma reforma, com um projeto de revitalização, readequação e ampliação. Com infraestrutura confortável e moderna, o espaço acomodará cerca de 300 pessoas em cadeiras acolchoadas e numeradas, com acessibilidade. 

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, explicou que a entrega do Teatro Sesi é uma ferramenta para o resgate da cultura capixaba. “Entregamos um teatro moderno, revitalizado, ampliado e todo novo. E que está lindo! Foi algo que projetamos e planejamos na Findes. Foram meses até chegar aqui, na entrega do teatro”, disse. 

Entre 2020 e 2022, o palco do Teatro Sesi recebeu quase 300 apresentações (presenciais e on-line) e mais de meio milhão de espectadores (presenciais e on-line), sendo que apenas no ano passado, foram quase 345 mil pessoas.  

Olhando para os números, Cris Samorini comentou ainda sobre o futuro do espaço cultural. “A cultura precisa ser olhada de outra forma. Essa foi uma escolha que a diretoria da Findes fez. Os planos do Sesi para a cultura do Espírito Santo são de protagonismo, e o Sesi vai continuar sempre se aprimorando”. 

O diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, avaliou a reinauguração do teatro como “um marco para o protagonismo e liderança do movimento cultural do Espírito Santo”.  

“O Sesi ES, por meio da cultura, volta a abrir espaço de fomento às mais diversas manifestações artísticas e culturais do Estado – que atua há mais de 30 anos. Acreditamos que estimular a criatividade e a expressão artística dos nossos artistas capixabas é uma forma de mantermos a cultura do Estado ativa”, afirmou.  

O Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, parabenizou a Findes e o Sesi, em nome da presidente Cris Samorini, e toda a equipe pela reforma do teatro.  

“Para a cultura do ES, esse momento é especial, ainda mais que estamos com o Teatro Carlos Gomes fechado passando por uma grande reforma realizada pelo Governo do Estado”, afirmou. 

A inauguração também contou com a presença da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande. “Ela é uma grande apoiadora da cultura do nosso Estado, que recentemente abriu as portas da Casa do Governador como um espaço cultural”, lembrou Fabrício Noronha. 

Com novo maestro, Camerata Sesi misturou congo e música clássica 

Na noite de reinauguração do Teatro Sesi foi apresentado o novo maestro da Orquestra Camerata Sesi, Isaac Gonçalves. Ele regeu a Camerata mesclando a música clássica com os ritmos populares capixaba. 

A gerente de cultura do Sesi, Giselle de Almeida Madeira Bittencourt, explicou que a programação musical para a reinauguração do teatro foi inédita e contou com a participação de personalidades da cultura capixaba.

“Contamos com a participação de Amaro Lima, Elaine Augusta, Fabio Carvalho e Isabella Lucchi. Eles cantaram ao lado da Orquestra Camerata Sesi e da banda de Congo da Serra”, contou. 

Ao longo da apresentação, os convidados puderam apreciar ainda uma viagem turística e cultural dentro no novo Teatro Sesi, com projeção mapeada com imagens icônicas do Espírito Santo. 

Por Siumara Gonçalves e Natália Magalhães 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *