SecultBa celebra Mês da Diversidade com programação gratuita

Bahia

Bate-papos, exibição de filmes, aulas de dança e oficina acontecerão nas unidades vinculadas à Secretaria. A SecultBa também vai marcar presença na Parada LGBT+ da Bahia no dia 10, que terá como padrinho o secretário de Cultura, Bruno Monteiro
Rainha Loulou | Fotos: Divulgação/SecultBA

Para celebrar o mês da diversidade na Bahia, a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) realiza, neste mês de setembro, uma série de bate-papos em bibliotecas públicas, exibição de filmes na Sala Walter da Silveira, aulas de dança na Escola de Dança da Funceb e a oficina formativa “Como montar a sua drag”, com Rainha Loulou, como parte também da programação dos 35 anos do Centro Técnico do TCA. Além disso, a SecultBa marca presença na Parada LGBT+ da Bahia, que acontece no dia 10 de setembro, no Centro de Salvador, e terá o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, como padrinho do tradicional desfile.

Três bibliotecas públicas recebem programação especial este mês para dar visibilidade à agenda de discussões da comunidade LGBTQIAP+. Em Salvador, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, acontece o bate-papo “Visibilidade Bissexual e Acolhimento LGBTQIAPN+”, no dia 05 de setembro, às 15h, com a presença da diretora do Departamento LGBT da Prefeitura de Lauro de Freitas, Erica Capinan, e da integrante de coletivo LGBTQIAPN+ de Camaçari, Ellen Borges. No mesmo dia, acontece o bate-papo “Diversidade, Racismo e as leis de combate a LGBTFobia e o racismo no Brasil”, às 10h, com Genilson Coutinho, na Biblioteca Anísio Teixeira.

Já na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, no dia 05 de setembro, às 14h, acontece o bate-papo “Se reconhecer como uma pessoa LGBTQIAPN+ e se abraçar”, com a doutora Luciana Mariano; e no dia 06, às 15h, tem o “Tributo a Sapoti: Da vida para vida!”, com David Brasil, Marriete Lafon, Luli de Paula e Brendah Barbiere. Toda a programação é gratuita e realizada pela Fundação Pedro Calmon – FPC.

Funceb dança diversidade

A Fundação Cultural do Estado – Funceb também terá programação na Semana da Diversidade, de 4 a 10 de setembro. Na Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada nos Barris, nos dias 7 e 8 de setembro, haverá lançamentos dos documentários “Um Atentado Violento ao Pudor” – que retrata o movimento social das travestis a partir da história de vida de Keila Simpson – e “Quando Ousamos Existir” – uma história do Movimento LGBT brasileiro, que revive a intensa luta político-cultural pela liberação e afirmação LGBT na década de 1970. Ambas as exibições serão seguidas de debate com o público presente e serão gratuitas.

Já na Escola de Dança da Funceb, localizada no Pelourinho, no dia 9 de setembro, das 10h às 12h, será realizado o “Aulão da Diversidade”, unindo as modalidades: danças populares (com Isis Carla), tribal fusion (com Caique Melo), collab jazz funk (com Nick Bastos e Thiago Nobre), dança contemporânea (com Luiza Agra) e danças de reis e rainhas dos blocos afros (com Gisele Soares). As aulas são gratuitas.

35 anos do Centro Técnico

Em setembro, terceiro mês da série de oficinas formativas e gratuitas de celebração de seus 35 anos de fundação, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) promove mais duas turmas, uma delas é “Como montar a sua drag”, com Rainha Loulou, no dia 5, das 14h às 17h. Com 30 vagas, a oficina oferece uma jornada imersiva no universo da arte drag queen. O objetivo é proporcionar uma experiência inicial e envolvente para pessoas interessadas em ingressar neste mundo, explorando os fundamentos da criação de uma persona drag única e abordando aspectos essenciais como figurino, maquiagem, perucas e desenvolvimento de personagem. A outra turma é a de “Processo criativo em cenografia”, com Zuarte Jr., no dia 21, também das 14h às 17h. As vagas são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita em www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico.

Parada Gay

Quando ousamos existir

Após três anos sem acontecer presencialmente, a Parada LGBT+ da Bahia volta ao Centro de Salvador. Desta vez, o tema é “Inclusão e Diversidade no Mundo Corporativo Pós-Pandemia”, considerando o impacto causado pelo vírus na vida profissional dos LGBT+. Este ano, a Parada terá como madrinhas a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público da Bahia, Márcia Teixeira, e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e como padrinho, o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro. Quem também tem presença confirmada no evento é a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Da Redação | Com informações da Assessoria de Comunicação – SecultBA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *