FGV apoiará Governo do Estado do RJ no maior pacote de editais culturais da história fluminense

Serão executados serviços de desenvolvimento de metodologia de seleção e avaliação de projetos culturais e criativos a serem beneficiados pela lei

Foto: FGV

Evento realizado no Centro Cultural da FGV, em 04/09, marcou o lançamento do maior pacote de editais da história fluminense para o setor cultural. Através da Lei Paulo Gustavo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC/RJ) realizará 19 chamadas públicas com um investimento de R$139 milhões. Durante o encontro, foram disponibilizados calendário de execução, bem como informações para inscrições e acompanhamento.

Caberá à FGV, por meio da FGV Projetos, a assessoria técnica para auxílio na execução dos editais. Serão executados serviços de desenvolvimento de metodologia de seleção e avaliação de projetos culturais e criativos a serem beneficiados pela lei, análise de impacto socioeconômico, capacitação de profissionais e gestores públicos do setor com o objetivo de garantir mais eficácia, eficiência e efetividade na execução dos recursos, além de orientar a reestruturação da plataforma de gestão dos editais (Sistema Desenvolve Cultura).

O Presidente da Fundação, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, destacou em sua fala que este fomento representa “como se diz em inglês, o dinheiro semente, o seed money. O seed money é pra realavancar algo que, com os anos, os desgastes e a pandemia foram desalavancando. E o que se tem a fazer pegar o recurso e aplicar da melhor forma possível. E nesse cenário, a função da Fundação é justamente ajudar nesse processo de realavancagem”.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei complementar n.195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. Esse dispositivo representa uma luta da classe artística durante e após a pandemia. Os fazedores culturais terão acesso aos recursos via editais, chamamentos públicos e prêmios.

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *