Logística na agropecuária capixaba é tema de reunião

Pedeag 4

Fotos: Seag/ES

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou a última reunião do Pedeag 4, abordando a logística na agropecuária. O encontro foi realizado na última quarta-feira (30), na sede da Seag, em Vitória. A logística é especialmente importante no agronegócio. Na ocasião, especialistas discutiram as potencialidades e desafios da logística para o agro no Espírito Santo.

Quase todos os produtos da agropecuária são perecíveis ou dependem de condições específicas de cultivo, colheita e transporte. Com localização geográfica estratégica e estrutura portuária o Espírito Santo recebe cada vez mais empresas e incentiva o setor. Uma boa logística é fundamental para o crescimento da produtividade e geração de emprego e renda, comenta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“As melhorias na infraestrutura e na logística são fundamentais e estratégicas para garantir a comercialização e o escoamento dos produtos agropecuários, tendo em vista que grande parcela da produção capixaba é direcionada para os outros estados brasileiros e para mais de 100 países. Temos ótima localização geográfica, investimentos em portos previstos e em execução, o aeroporto de Vitória passou a receber aviões cargueiros recentemente, a duplicação da BR 101 foi equacionada e a implantação da ferrovia litorânea sul voltou à pauta. São fatos que demonstram uma evolução na infraestrutura e logística do Espírito Santo”, afirma o secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli.

A partir dessa evolução na logística, muitos investimentos agroindustriais foram e estão em implantação aqui no Espírito Santo, a exemplo da indústria do café solúvel, com recentes investimentos nessa cadeia de valor pelas maiores traders do Brasil e do mundo, fato que vai consolidar o Estado como um dos maiores polos de exportação desse produto. “O Espírito Santo é responsável por 70% do café conilon produzido no Brasil. E em um espaço curto de tempo, o Estado deve ser o maior exportador de solúvel do país”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura.

Entre os desafios avaliados para o setor podemos citar a infraestrutura deficitária para o armazenamento de cargas e a baixa disponibilidade de navios atracando nos portos do estado. Durante a reunião também foi destacado sobre as megatendências para os próximos anos, diante da necessidade de ampliação da produção de alimentos no mundo, haverá necessidade de ampliação no número de portos e aeroportos, gerando mais desenvolvimento econômico e oportunidades.

A metodologia proposta para a construção do (PEDEAG 4 – 2023/2032) que tem como intuito planejar ações e iniciativas que buscam alavancar o setor com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária capixaba, está dividida em três etapas: investigação de cenário, definição de estratégia e estruturação do ambiente. Finalizada a primeira etapa, a previsão é de que o relatório final do PEDEAG 4 seja apresentado em dois meses.

Pedeag 4

O PEDEAG é um Plano de Estado e tem como objetivo ser um referencial para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas da agricultura, pesca e pecuária do Espírito Santo, de modo a integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental.

O PEDEAG 4 – 2023/2032 é desenvolvido pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura. Na primeira etapa da sua construção foram realizados seminários temáticos para discussão com o público, visando estabelecer as metas e as prioridades para a Gestão do Governo do Estado 2023-2026, incorporando temas transversais contemporâneos, como a sustentabilidade, ESG (do inglês, sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), descarbonização, para o Horizonte de Planejamento – 2023/2032. Foi disponibilizado ainda um ambiente virtual para contribuições via internet.

Por Priscila Contarini e  Rafael Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *