Artesanato de Conceição da Barra ganha força com apoio da Suzano

Projetos financiados por edital da companhia capacitam artesãos do município com novas técnicas e aumenta produção local

“Novas técnicas vão ajudam a enriquecer o artesanato do município”, afirma Christiane Teixeira, presidente da Artbarra | Foto: P6 Comunicação

Com enfoque na cultura da cidade de Conceição da Barra, região norte do Espírito Santo, as peças de artesanato desenvolvidas pelos alunos dos projetos “Brisa do Mar” e “Sustentável Leveza” serão levadas para a ArteSanto, a maior feira de artesanato do Espírito Santo, que acontece na Praça do Papa, em Vitória, entre os dias 22 de setembro a 1 de outubro.

Os projetos são financiados por meio de edital de incentivo à cultura da Suzano – empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto – e tem apoio da Associação dos Artesãos de Conceição da Barra (Artbarra) e Amigos da Justiça. As peças foram expostas pela primeira vez ao público na última sexta-feira (01), na sala de oficinas da Artbarra.

Com início no mês de abril e encerramento em agosto, o projeto “Brisa do Mar” contou com oficina de Estamparia Artesanal, focada na produção de peças como cangas, blusas, ecobags e lenços, tudo estampado com carimbos feitos de borracha e de E.V.A. Já o projeto “Sustentável Leveza”, que teve início em agosto e segue até outubro, oferece capacitação em Cerâmica Artesanal, com técnicas de esmaltação e o manuseio do torno para confecção de peças utilitárias.

“Os projetos são voltados a artesãos locais, que passaram por oficinas de capacitação com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da produção artesanal no município. Nós trouxemos professores muito qualificados para aulas teóricas e práticas, e todas as despesas foram custeadas pelo edital da Suzano”, ressalta Christiane Teixeira, presidente da Artbarra.

“A partir de agora vamos iniciar a produção conforme a demanda das feiras que participamos anualmente. Os artesãos estão prontos para produzir as peças de forma autônoma. Tenho certeza que essas novas técnicas vão ajudar a incrementar e enriquecer o artesanato de Conceição da Barra, que já é muito rico”, afirma Christiane.

Uma das alunas da oficina de Estamparia Artesanal, Jamili de Lima Pontini, aprovou a técnica do carimbo. “Pudemos resgatar a cultura da nossa cidade por meio dos desenhos estampados nas peças. Eu, por exemplo, retratei a nossa igreja matriz, que é um patrimônio do município, e admirada por todos que nos visitam. Então quem adquirir as peças vai levar consigo um pouco da nossa cultura também”, afirma. 

Criada no ano 2000, a Artbarra trabalha com diversos grupos de artesãos, que são responsáveis pelas confecções de almofadas, colchas, cobre-leitos, caminhos de mesa, jogos americanos, além de vestimentas em crochê, joias com tecidos e mandalas. Hoje, todo material é vendido em feiras dentro e fora do Espírito Santo.

Segundo o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, o apoio ao artesanato de Conceição da Barra está alinhado com o compromisso social da companhia. “Nossos projetos com as comunidades focam a geração de renda e a melhoria da educação, possibilitando empoderamento, qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento saudável e diálogo aberto com as comunidades”, afirma.

Por Edson Sodré


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *