Bahia quer sediar I Fórum Nordeste de Economia Circular

‘Movimento Reinventando Futuros’ é responsável pela organização do evento, que vai ocorrer em dezembro 

Fotos: Mário Marques/AscomSDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recepcionou, nesta quinta-feira (14), proposta para que a Bahia sedie o I Fórum Nordeste de Economia Circular. O evento, idealizado pelo “Movimento Reinventando Futuros”, vai ocorrer em dezembro, em Salvador. O secretário da pasta, Angelo Almeida, reuniu representantes do Ministério Público, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), SEBRAE, Consórcio Nordeste e Secretaria do Planejamento (Seplan) para dialogar sobre a proposta. A ideia dos organizadores é consolidar o evento com periodicidade anual, de forma calendarizada, contínua e itinerante, circulando entre as principais capitais do Nordeste. 

“Estamos recepcionando e acolhendo a proposta, que é interessantíssima e dialoga com o programa de governo de Jerônimo Rodrigues, por isso reuni um time de peso para discutir a iniciativa. Acredito que a Bahia é o local certo para que o I Fórum ocorra. Somos destaque nas Energias Renováveis, com a liderança na produção de energia eólica no país e pioneira na aposta do hidrogênio verde, combustível do futuro, para o desenvolvimento de uma economia com menor pegada de carbono. O estado já pratica há mais de uma década o conceito de economia circular e é importante que sejamos exemplo, inclusive na construção de uma política de logística reversa”, afirma o secretário da SDE, Angelo Almeida. 

Estiveram presentes na reunião a Promotora de Justiça do Ministério Público, Cristina Seixas Graça; da FIEB foram três representantes, o presidente eleito Carlos Henrique Passos, o superintendente executivo, Vladson Menezes e a gerente do Centro Internacional de Negócios da Bahia, Patrícia Orrico; o diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury estava acompanhado do Gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercados e Internacionalização, Vitor Lopes, o assessor especial da Seplan, Antônio Valença, Lídice Berman, liderança do Movimento Reinventando Futuros e responsável pela realização do fórum e Brendo Barreto, do Instituto IDI. Já Pedro Lima, secretário executivo do Consórcio Nordeste, participou de forma virtual. 

“Estamos comprometidos em trazer o I Fórum Nordeste de Economia Circular para a Bahia, pois reconhecemos o potencial do estado em impulsionar e inspirar mudanças significativas no processo de transição para uma economia circular. A Bahia também é o estado onde começa a criatividade brasileira, sua cultura pulsa e é nesse compasso que unimos a indústria criativa com a economia circular, em prol de construirmos novas narrativas para futuros regenerativos. Somos destaque nas energias renováveis e nossos programas de governo já estão totalmente conectados à prática de circularidade. Essa experiência e expertise tornam a Bahia um polo de referência para discutir e promover essa nova economia na região Nordeste e em todo o país”, afirma Lídice Berman, liderança do Movimento Reinventando Futuros, responsável pela realização do fórum. 

Lídice Berman é especialista em Territórios Criativos e Sustentáveis e referência nacional em Economia Criativa, Circular e Gestão Colaborativa e membro na governança do comitê de gestão territorial com foco em Economia Circular do Banco do Nordeste. 

Evento 

O evento tem como objetivo a promoção de uma programação voltada para o aprofundamento reflexivo e discursivo sobre Economia Circular e suas possibilidades regenerativas para construção de futuros mais abundantes, promissores e rentáveis, com foco no desenvolvimento das habilidades comportamentais, técnicas e intelectuais que possibilitem mudanças estruturais para a efetivação de desenvolvimentos socioculturais sustentáveis. A ideia do fórum é promover mudança de comportamento e engajar a sociedade civil. 

A economia circular pode ser definida como um sistema econômico que mantém o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção ou recuperação de seus valores e regeneração do ecossistema, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável. Ainda de acordo com o secretário, o universo da neoindustrialização, que converge diretamente com a economia circular, debruça-se sob o powershoring, ancoragem de indústrias em sites que assegurem energia limpa, abundante, segura e barata. 

Senado 

Está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal Projeto de Lei nº 1874/2022, que visa instituir a Política Nacional de Economia Circular (PNEC), que tem como relator Jaques Wagner, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado. 

Da Redação | Com informações da Ascom/SDE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *