Artesãos de Regência e Povoação expõem produtos, com curadoria do estilista Ronaldo Fraga, na ArteSanto 

Artesãos, artistas e empreendedores das comunidades capixabas foram orientados sobre processos criativos, produtivos e gerenciais para desenvolver a coleção “…E o que dizem as águas?”, composta por produtos de moda, acessórios, utensílios domésticos e de decoração, gastronômicos e de design artesanal, entre outros 

Fotos: Divulgação/Fundação Renova

De 22 de setembro a 1º de outubro, durante a realização da ArteSanto 2023, em Vitória, capital do Espírito Santo, o público poderá conhecer e adquirir os produtos da coleção “…E o que dizem as águas?”, iniciativa do Projeto “Rio Doce, Doce Mar”, idealização da Fundação Renova com metodologia e realização da Associação de Cultura Gerais – ACG, que reúne variados itens desenvolvidos por moradores de Regência Augusta e Povoação, com curadoria do estilista Ronaldo Fraga. 

Desde o início do projeto, em abril de 2022, os artesãos participaram de várias atividades – com foco no fomento do desenvolvimento de território, da economia e na geração de renda, enfatizando a economia criativa, a produção associada e o resgate das tradições regionais -, como práticas produtivas, novas possibilidades artísticas e de design, orientações gerenciais sobre qualidade, precificação, divulgação e vendas nas redes sociais, entre outras. 

Na ArteSanto 2023, em um estande especialmente desenvolvido pelo arquiteto Alexandre Rousset, reconhecido pela abordagem artesanal que imprime em seus projetos, o grupo irá apresentar uma linha com variados produtos – desde roupas e objetos de decoração, passando por bebidas, doces, geleias, pães, méis e chocolates, até sabonetes, guardanapos, cangas, tapetes, entre outros. A ideia, segundo o curador Ronaldo Fraga, além de gerar renda, “resgatar e preservar a memória local e a autoestima da população”. 

Segundo Fraga, a coleção reflete o principal objetivo do projeto, que “foi estimular os saberes e fazeres tradicionais dessas comunidades, assim como incluir outros saberes para trazer emprego, renda e uma nova visão de futuro”. 

No segundo dia do evento, 23 de setembro, Ronaldo Fraga marca presença para uma apresentação especial da linha de produtos para lojistas e convidados durante a rodada de negócios do evento. 

No estande, coordenado pela Associação de Cultura Gerais – ACG, os artesãos irão receber treinamentos sobre gerenciamento, logística, controle de estoques e vendas para qualificá-los como agentes de comercialização dos produtos das respectivas comunidades, assim como orientá-los para que tenham autonomia para participar de eventos semelhantes no futuro. 

“…E o que dizem as águas?” 

A coleção de produtos artesanais “…E o que dizem as águas?” reflete todo o potencial criativo dos artesãos e empreendedores de Regência Augusta e Povoação, comunidades onde o rio se encontra com o mar, e que preservam um rico legado histórico, artístico e cultural. Todos os itens trazem características da região, localizada no norte do Espírito Santo, como elementos ligados à atividade pesqueira, frutos regionais como cacau e manifestações artísticas-religiosas, como o congado, por exemplo. 

Além da coordenação de Ronaldo Fraga, o grupo contou com oficinas ministradas por profissionais especialistas nas várias áreas envolvidas na produção dessas comunidades, como Ana Vaz (design têxtil), Hoslany Fernandes (gastronomia afetiva), Marcelo Maia (artesanato em madeira, papietagem e reciclagem), Lena Santana (moulage), Maria Elizabeth de Oliveira (macramê) e Maria Zélia (decoupage). 

Sob coordenação da Associação de Cultura Gerais – ACG, grupos coletivos se tornaram Associações para a comercialização dos produtos para todo o Brasil. 

Com lançamento oficial nas vilas, nos dias 16 e 17 de setembro, e participação nas feiras ArteSanto – Vitória (22/09 a 01/10) e Semana Criativa de Tiradentes (18 a 22/10), os produtos da coleção “…E o que dizem as águas?” podem ser adquiridos no site www.eoquedizemasaguas.com.br  e no instagram @eoquedizemasaguas. 

Por Brunela Alves


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