Planejamento a longo prazo em debate no primeiro dia do Meeting de Líderes Industriais  

Economia

Realizado pela Findes e pelo Cindes, a 14ª edição do encontro reuniu empresários e lideranças do ES em Pedra Azul 

Realizado pela Findes e pelo Cindes, o Meeting reuniu empresários e lideranças do ES em Pedra Azul | Fotos: Thiago-GuimaraesFindes

O Meeting de Líderes Industriais chegou à sua 14ª edição reunindo empresários e lideranças em Pedra Azul, Domingos Martins. Realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), o evento já virou tradição no calendário capixaba. Um dos temas de destaque do debate no encontro foi o planejamento de longo prazo do setor industrial e do Espírito Santo. 

Na sexta-feira (22), primeiro dia de Meeting, em sua fala de abertura, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou a atuação da Federação para fortalecer o setor industrial capixaba. “Nós temos trabalhado de forma que a gestão não seja apenas voltada para obter resultado por resultado, mas sim, para que ela traga, definitivamente, uma constante mudança para o segmento e para o Estado. Esse é um trabalho de longo prazo.” 

Cris Samorini, presidente da Findes, e Raphael Cassaro, vice-presidente do Cindes, durante a abertura do Meeting de Líderes Industrias (22/09/2023)

“De uma forma simples e direta, e agradecendo aos empresários aqui presentes, fizemos uma escolha nesta Federação, que será uma grande entrega para o futuro da Findes. Neste momento, estamos olhando de forma estratégica e planejando os próximos anos de um sistema que tem papel fundamental para o desenvolvimento do setor industrial capixaba. Queremos olhar para além de uma gestão, queremos olhar para um projeto de futuro a longo prazo”, complementou a presidente da Findes. 

O vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro, ressaltou a atuação do Cindes em trazer conexão entre os diferentes setores econômicos. “Temos como principal missão integrar toda a cadeia produtiva, e não somente a indústria. Fico muito feliz em ver tantas pessoas reunidas aqui no evento, em especial o Cindes Jovem, que tem um papel muito importante de formação de novas lideranças no setor produtivo”, disse. 

A palestra-magna do evento foi realizada pelo economista Ricardo Amorim, que trouxe um panorama da economia brasileira, a importante contribuição da indústria para o PIB nacional e, ainda, destacou o trabalho do Senai frente à Educação profissional no país. 

Ricardo Amorim

“Vocês estão em um Estado diferenciado. Cris, você usou não sei quantas vezes a expressão ‘a longo prazo’, mas isso não existe no restante do país. Pós o período de redemocratização brasileira, não existe continuidade. A cada mudança política de governo, você tem grandes mudanças de condução. Cada um querendo deixar a sua marca. […] O Espírito Santo pensa a longo prazo e isso é bom porque exige planejamento.” 

Homenagem ao presidente emérito Helcio Rezende 

O primeiro dia do encontro anual de líderes industriais também foi marcado pela homenagem ao presidente emérito da Findes Helcio Rezende Dias, que faleceu no dia 14 de setembro, aos 90 anos. 

Durante a abertura do evento, a presidente da Findes, Cris Samorini, ressaltou o legado que Helcio deixou para a indústria capixaba.  

“Ele, que foi uma referência para todos nós e para o associativismo, deixa saudades, mas também muitos ensinamentos. E, quando a Findes fez 60 anos, ela fez um vídeo ouvindo alguns dos seus presidentes eméritos, e o seu Helcio falou algo que não podemos perder de vista jamais. Ele disse assim: ‘O desafio da Federação das Indústrias é não estacionar nunca!’.” 

“Essa frase do Helcio é simples, mas certeira. E gostaria que todos vocês tenham uma certeza: no que depender desta gestão, nós vamos atuar para trazer cada vez mais resultados que melhorem e coloquem a nossa indústria sempre como uma referência para o Brasil e para o mundo”, completou Cris. 

Autoridades e lideranças marcam presença em Pedra Azul 

O primeiro dia do 14º Meeting de Líderes Industriais contou ainda com a participação de autoridades e lideranças, como a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, o CEO da Suzano, Walter Schalka, o vice-presidente da CNI, Léo de Castro, o presidente do Fórum de Entidades e Federações (FEF), Nailson Dalla Bernadina, além de presidentes eméritos da Findes, presidentes de sindicados das indústrias, empresários e outras lideranças. 

O 14º Meeting de Líderes Industriais contou com o patrocínio da: Arcelor Mittal, Samarco, Sicoob, Suzano, Vale, Bandes, Imetame, Cesan, EDP, Ervas Naturais, Furtado Nemer Advogados e VLI. E também com o apoio das empresas: Damare, Garoto e Ranking Gestão de Frotas. 

Por Siumara Gonçalves e Beatriz Seixas 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *