Seminário em Pinheiros (ES) aborda viroses do mamoeiro

O diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot | Foto: Divulgação

A Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Associação dos Produtores de Mamão do Brasil (APM) realizam na nesta quinta (28), em Pinheiros, região norte do Espírito Santo, com o apoio de diversos parceiros, o Seminário Viroses do Mamoeiro. Com inscrição gratuita, o evento tem como público-alvo produtores, técnicos e estudantes da região.

As viroses, em especial o vírus da mancha anelar do mamoeiro (conhecido no Brasil como mosaico do mamoeiro), o vírus da meleira e o vírus do amarelo letal são o maior entrave à implantação da cultura do mamoeiro em todo o País por conta da dificuldade do seu controle e da necessidade de migração que impõem aos produtores.

De acordo com Dimmy Barbosa, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e um do coordenadores do seminário, a importância do evento é “ressaltar que não se tem controle para o vírus e que as práticas preventivas, principalmente a eliminação de plantas doentes, são necessárias para controlar as doenças viróticas”.

As palestras serão sobre manejo de vetores transmissores de viroses de mamoeiro, ministrada por Renan Queiroz (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper); principais viroses (mancha anelar e meleira), ministrada por Paulo Meissner e José Aires Ventura (Embrapa Mandioca e Fruticultura e Incaper); legislação e atuação dos órgãos de defesa agropecuária, que vai ser exposta por Flávia Lopes (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab), Mateus Eckel (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf) e Max Welber (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte – Idiarn).

A demanda do evento partiu da APM, cujos dirigentes visitaram a Embrapa Mandioca e Fruticultura em agosto passado e explicaram os diferentes interesses da cadeia produtiva. “Entre os principais problemas que eles citaram estava a questão das viroses”, recorda Dimmy.

O município de Pinheiros foi escolhido para sediar o evento porque pertence a uma das principais regiões produtoras de mamão, o norte do Espírito Santo, próximo ao sul da Bahia. O seminário tem o patrocínio da Syngenta, ICL, Netafim e Fortgreen e apoio do Idaf, Adab, Incaper, Idiarn, Alternativa Rural, Defesa Agrícola, Jisa, Acquafértil, LC, Nutrima, Comercial Santos e Defagro.

O Diretor Presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Franco Fiorot, também participa do evento.

“As pesquisas do Incaper são importantes para a fruticultura, inclusive para o melhoramento da produção do mamão capixaba, garantindo fitossanidade das frutas para atender os critérios de mercado. E continuamos antenados a novas demandas do setor. Vamos continuar contribuindo com as ações atuais, visando melhorias nos processos de manejo que permitam ampliar cada vez mais a qualidade dos nossos produtos do agro capixaba”, destaca o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.

Por Léa Cunha e Bernardino de Sena


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *