Seminário sobre viroses do mamoeiro reúne produtores, técnicos e estudantes em Pinheiros

Fotos: aimprensaonline.com.br

O Seminário Viroses do Mamoeiro, teve início na manhã desta quinta (28), em Pinheiros, região norte do Espírito Santo, com a presença de um grande número de produtores produtores, técnicos e estudantes da região. O evento acontece até às 17 horas, na sede social do Lions Clube, através da realização da Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Associação dos Produtores de Mamão do Brasil (APM).

O tema em pauta são as viroses, em especial o vírus da mancha anelar do mamoeiro (conhecido no Brasil como mosaico do mamoeiro), o vírus da meleira e o vírus do amarelo letal, que são os maiores entraves à implantação da cultura do mamoeiro em todo o País por conta da dificuldade do seu controle e da necessidade de migração que impõem aos produtores.

De acordo com Dimmy Barbosa, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e um do coordenadores do seminário, a importância do evento é “ressaltar que não se tem controle para o vírus e que as práticas preventivas, principalmente a eliminação de plantas doentes, são necessárias para controlar as doenças viróticas”.

As palestras abordam temas como: manejo de vetores transmissores de viroses de mamoeiro, ministrada por Renan Queiroz (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper); principais viroses (mancha anelar e meleira), ministrada por Paulo Meissner e José Aires Ventura (Embrapa Mandioca e Fruticultura e Incaper); legislação e atuação dos órgãos de defesa agropecuária, que vai ser exposta por Flávia Lopes (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab), Mateus Eckel (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf) e Max Welber (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte – Idiarn).

A demanda do evento partiu da APM, cujos dirigentes visitaram a Embrapa Mandioca e Fruticultura em agosto passado e explicaram os diferentes interesses da cadeia produtiva. “Entre os principais problemas que eles citaram estava a questão das viroses”, recorda Dimmy.

O município de Pinheiros foi escolhido para sediar o evento porque pertence a uma das principais regiões produtoras de mamão, o norte do Espírito Santo, próximo ao sul da Bahia. O seminário tem o patrocínio da Syngenta, ICL, Netafim e Fortgreen e apoio do Idaf, Adab, Incaper, Idiarn, Alternativa Rural, Defesa Agrícola, Jisa, Acquafértil, LC, Nutrima, Comercial Santos e Defagro.

Estiveram presentes na abertura do evento o Secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (Seag), Enio Bergoli, o Subsecretário de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch Simom, e o Diretor-Presidente do Incaper, Franco Fiorot.

Da Redação | Com informações da Embrapa


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *