Iniciativa de PPPs capixabas oferta orientação psicológica gratuita aos colaboradores

Setembro Amarelo

AE Orienta, programa de saúde e bem-estar, funciona 24h por dia por meio de central telefônica de aconselhamento e o atendimento é confidencial.

A expectativa das PPPs é que seus colaboradores se sintam mais confortáveis e abertos a conversas | Freepik.

A Organização Mundial da Saúde – OMS, estima que mais de 300 milhões de pessoas sofrem ao lidar com questões de saúde mental. Pensando nisso, a campanha Setembro Amarelo tem como foco a realização de ações de conscientização sobre os cuidados, a naturalização de conversas e a redução de estigmas sobre problemas psicológicos.

Em 2023, um dos tópicos levantados pela OMS está relacionado a saúde mental no trabalho. A pesquisa apontou que 60% das pessoas desenvolvem irritabilidade, mudanças de humor, estresse, isolamento social, insônia e choro frequente. A causa desses sintomas, na maioria das vezes, está diretamente ligada à normalização dos problemas e à sobrecarga.

“Ficar em silêncio não é uma boa opção. Buscar ajuda profissional nos casos de sofrimento psicológico é essencial, assim como buscamos quando somos acometidos de doença física. Falar sobre esse tema no ambiente de trabalho, rompe com estigmas e cria um ambiente propicio ao acolhimento e diálogo. O benefício ultrapassa as barreiras organizacionais, uma vez que o bem-estar psicológico influencia também a vida familiar e social desse colaborador”, afirma Gislaine Carvalho, Coordenadora de RH da Ambiental Serra.

Com o propósito de direcionar iniciativas que fomentem conversas a respeito do tema, além da melhoria na qualidade de vida e na saúde de seus colaboradores, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Cesan, Ambiental Serra, Ambiental Vila Velha e Ambiental Cariacica, que são responsáveis pela gestão do esgotamento sanitário desses municípios, visam construir um olhar mais empático, dentro e fora da organização.

O AE Orienta, é uma dessas ações. Trata-se de um programa de saúde e bem-estar, que oferta gratuitamente aos colaboradores o acesso a profissionais de psicologia e outras áreas. O AE Orienta funciona 24h por dia, aconselhando as pessoas com total confidencialidade.

A expectativa das PPPs é que seus colaboradores se sintam mais confortáveis e abertos a conversas, que acabam sendo difíceis e, por muitas vezes, evitadas no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

“Conversar sobre emoções e sentimentos não deve ser um medo. O diálogo impacta positivamente na qualidade de vida de cada indivíduo e na maneira como ele se relaciona com os outros e consigo mesmo. Buscar ajuda profissional pode ser uma decisão que tornará nossa jornada mais leve e nos trará ferramentas importantes para enfrentar nossas dificuldades com maior assertividade”, finaliza Gislaine.

Por Paula de Paula | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *