O capixaba Helder Ribeiro é o único brasileiro selecionado para curso internacional de Gestão de Recursos Hídricos em Israel

Ele conhecerá de perto a expertise do país na gestão dos recursos hídricos para o desenvolvimento da agricultura intensiva sobre irrigação

Helder Ribeiro | Fotos: Divulgação/Senar/ES

Helder Ribeiro, supervisor do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-ES), foi escolhido como o único representante brasileiro para participar de um curso internacional de grande relevância no campo da agricultura. O evento, intitulado “Gestión Sostenible de Recursos Hídricos para el Desarrollo Agrícola”, acontecerá em Israel, entre os dias 30 de outubro e 16 de novembro de 2023.

O curso, que será ministrado em espanhol, é direcionado a profissionais com cargos gerenciais e/ou técnicos, que fazem parte de instituições e organizações do setor público e privado, envolvidos na gestão de recursos hídricos, planejamento e/ou implantação de projetos de irrigação em nível nacional, regional ou municipal.

O país do Oriente Médio é referência e reconhecido mundialmente pelas soluções tecnológicas que garantem água ao meio rural, permitindo a autossuficiência nacional em várias cadeias produtivas como leite, frutas, verduras, legumes e cereais.

O principal objetivo deste programa de formação é proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a expertise de Israel, além de criar um ambiente propício para a discussão e análise de projetos inovadores, visando adaptá-los às condições específicas de cada país participante.

Helder compartilhou sua empolgação com a oportunidade única recebida pelo SENAR e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de aprender com um país referência mundial no desenvolvimento de cultivos irrigados.

“Será muito significativo aprender sobre irrigação com quem domina e sabe produzir em condições climáticas extremamente adversas, como no deserto. É uma oportunidade de adquirir conhecimento para colocar em prática em nosso país, que tem um clima tropical, mas com um olhar diferente. Pensando em que forma podemos melhorar o manejo assertivo da irrigação, ter mais eficiência no uso desse sistema, que é imprescindível para a segurança alimentar no Brasil e no mundo”, destaca.

Ele também enfatizou a importância de adquirir conhecimentos que possam ser compartilhados com a equipe de trabalho do SENAR e, consequentemente, transferidos para os produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial. “Essas tecnologias têm o potencial de melhorar significativamente o desenvolvimento da agricultura no estado do Espírito Santo, ajudando a enfrentar desafios como as secas ocorridas nos anos de 2015 e 2016”, comenta o supervisor.

A superintendente do SENAR-ES, Letícia Simões, conta que recebeu a notícia com alegria. “Ficamos muito contentes com essa oportunidade que valoriza e capacita o nosso prestador e o trabalho realizado por ele junto à entidade. Assim como o Helder, estamos empolgados e prontos para nos aprofundar na metodologia e aplicar as técnicas de uso otimizado do recurso hídrico que serão adquiridas por ele com os produtores rurais futuramente em nossos treinamentos”.

Por Mônica Caser


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *