Suzano realiza manutenção de estradas e acessos às comunidades rurais

Ações de melhorias em vias ocorrem de forma rotineira em parceria com 19 municípios do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais

Melhorias na sinalização vertical e operação tapa-buracos acontecem em parceria com DNIT | Foto: Divulgação

Para garantir a segurança, boas condições de tráfego e melhoria dos acessos às comunidades rurais, a Suzano realiza a manutenção rotineira das estradas rurais nos municípios onde a empresa tem base florestal, localizados no norte do Espírito Santo, extremo sul da Bahia e norte de Minas Gerais. De acordo com dados da companhia, todos os meses são realizados, em média, 400 quilômetros de patrolamento em estradas vicinais, além de manutenções de pontes, bueiros, aterros e barramentos ao longo das vias.

Conforme o gerente de Logística Florestal da Suzano, Rodrigo Toreta, os serviços em vias municipais são feitos após solicitação das prefeituras e comunidades. “Por meio da atividade de terraplanagem realizamos a melhoria das estradas vicinais deterioradas. Para esse serviço, adicionamos uma camada de material argiloso, tratamos e compactamos, objetivando melhorar a sustentação e durabilidade da via, diminuindo o risco de acidentes e melhorando o acesso às comunidades”, explica Toreta.

O serviço já foi realizado em 19 municípios, quatro dos quais no Espírito Santo:  Pedro Canário, Montanha, Pinheiros e São Mateus. Os outros municípios contemplados são: Itamaraju (BA), Teixeira de Freitas (BA), Prado (BA), Alcobaça (BA), Caravelas (BA), Nova Viçosa (BA), Mucuri (BA), Lajedão (BA), Ibirapuã (BA), Medeiros Neto (BA), Nanuque (MG), Carlos Chagas (MG), Teófilo Otoni (MG), Itaobim (MG) e Carbonita (MG).

O produtor rural Afonso Felix dos Santos, que mora na comunidade São Jorge, em São Mateus, relata que a Suzano tem mantido um relacionamento próximo com os moradores. “Após o período de chuvas, o principal acesso à nossa comunidade ficou intransitável devido aos atoleiros. Nós fizemos uma solicitação para a Suzano ajudar com a melhoria da estrada, e a empresa fez o patrolamento e aterro, o que melhorou muito a condição da via. Temos mantido uma relação de parceria e ajuda mútua com a Suzano, porque nossa estrada não é usada apenas pela empresa, mas por moradores e produtores rurais de toda região”, afirma o produtor rural.

A Suzano também realiza melhorias em vias pavimentadas e de alto fluxo, por meio de ações conjuntas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e os respectivos Governos Estaduais. As parcerias contribuem com a manutenção da drenagem, da sinalização vertical e com operações tapa-buracos executadas em rodovias federais, como também operações tapa-buracos em rodovias estaduais, em cooperação com as secretarias de infraestrutura dos estados.

“Utilizamos as placas de sinalização fixas ou móveis sempre que estamos com o transporte ativo, em entradas de vias com alto fluxo ou identificada a necessidade. Também colocamos redutores de velocidade (lombadas) sinalizados próximo às comunidades e em estradas vicinais”, ressalta Rodrigo Toreta.

Monitoramento de frota e treinamento

Suzano realiza campanha educativa com motoristas | Foto: Divulgação

A Suzano investe em tecnologia de ponta e intensas medidas de segurança no transporte de madeira, além da reciclagem e treinamento dos motoristas e busca constante por projetos que possam reduzir as viagens entre as áreas florestal e industrial.

Todos os veículos possuem câmeras internas e externas, que geram alertas de fadiga ou comportamental. A frota é gerenciada por telemetria embarcada, que monitora 24h por dia, 365 dias por ano, com atenção na segurança e cumprimento ao planejamento para abastecimento fabril. Registros de ocorrências, panes elétricas, mecânicas ou qualquer situação de emergência com a frota são reportados pelos motoristas através de terminal embarcado para a Central de Monitoramento, que aciona equipes de manutenção e operacional para apoio.

A empresa também disponibiliza salas de estimulação 24 horas, alocadas em pontos estratégicos com atendimento para reduzir o nível de fadiga, estimular atividades motoras, testes de atenção, aferição de pressão arterial e glicose. Ao longo do ano também são realizadas campanhas educativas sobre a condução segura, dentre outras ações envolvendo as equipes próprias e prestadoras de serviços.

Por Edson Sodré


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