Agências internacionais comemoram Dia Mundial da Alimentação na Bahia

MAM | Foto: Manu Dias/GOVBA

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) estarão na Bahia entre os dias 14 e 16 de outubro, para a celebração do Dia Mundial da Alimentação, uma das datas mais celebradas de todo o calendário das Nações Unidas.

Com o tema “Água é vida. Água é alimento”, a campanha, neste ano, tem como parceiro o Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fome (BSF). O principal objetivo é conscientizar governos, setor privado, sociedade civil e a população sobre a importância de parar de considerar a água como um bem garantido e começar a melhorar a maneira como a usamos em nossas vidas diárias.

A água é uma força motriz para as pessoas, economias e natureza, e constitui a base da nossa alimentação. Segundo dados da FAO, atualmente, 2,4 bilhões de pessoas vivem em países sujeitos a estresse hídrico, e 2/3 do território baiano se encontram na chamada Depressão Sertaneja, região que sofre com a escassez de água.

“Celebrar este dia na Bahia traz um significado muito forte dentro dessa agenda de enfrentamento à fome do Governo do Estado, pois um conjunto de reflexões e caminhos efetivos está sendo pautado para que, de fato, a gente consiga superar a fome, assegurando uma alimentação saudável à população”, destacou Tiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome.

Atividades programadas

Neste sábado (14) e domingo (15), serão realizadas atividades gratuitas para a população. Durante a manhã do primeiro dia, no Parque da Cidade, famílias com crianças podem participar de atividades recreativas e de palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente e da nutrição. Já no segundo, será realizada uma trilha e uma oficina de alimentação saudável, no Parque de Pituaçu.

Na segunda-feira (16), às 17h, será realizado um evento para convidados no Museu de Arte Moderna (MAM), com a participação de autoridades políticas, de representantes internacionais, da sociedade civil e de atores-chave para a alimentação no país.

A data, já celebrada em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, será comemorada pela primeira vez em Salvador. É também a primeira vez na história que o evento acontece em uma cidade do Nordeste.

Tradicional nas celebrações do Dia Mundial da Alimentação, a iluminação na cor azul também acontecerá em Salvador, no Museu de Arte Moderna e no Elevador Lacerda, prédios históricos e que marcam a história da Bahia.

Da Redação | Com informações da Ascom/Gov.BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *