Barragem, duplicação de rodovias e ampliação do Hospital Universitário estão entre as obras do Novo PAC no Espírito Santo

São R$ 43 bilhões de investimentos para novos projetos, empreendimentos e conclusão de obras que foram retomadas no estado

O ministros da Casa Civil, Rui Costa | Foto: Henrique Raynal/Casa Civil

O Governo Federal apresentou nesta terça-feira (17) o Novo PAC no estado do Espírito Santo, em evento na capital Vitória. Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e dos Transportes, Renan Filho, o governador do estado, Renato Casagrande, parlamentares, gestores públicos, empresários e representantes de movimentos sociais participaram do lançamento. Durante a apresentação, os capixabas conheceram os projetos e obras que serão realizadas com os recursos federais.

No total, serão investidos no estado o valor de R$ 43 bilhões já destinados para 47 obras, que incluem a Barragem do Rio Jucu, a ampliação do Hospital Universitário da UFES, o projeto público de duplicação e estudo de concessão da BR-262, a finalização da nova unidade de produção de petróleo e gás natural no Parque das Baleias, do Contorno de Serra em Mestre Álvaro (BR-101) e do novo Hospital Geral de Cariacica. O ministro Rui Costa explicou que esse valor e o número de obras vão aumentar com os projetos selecionados pelos editais do Novo PAC Seleções.

“No Novo PAC também estão previstos recursos necessários para obras, que mesmo seguindo em um calendário normal, não estejam concluídas até 2026. Se o país quiser crescer ao longo de muitos anos, incluindo milhares de brasileiros, precisamos pensar em investimentos sustentáveis e isso se faz com planejamento, é planejar verdadeiramente um estado. Para isso precisamos de tempo, de planejamento a longo prazo e é isso que nós queremos fixar com o planejamento do Novo PAC”, acrescentou Rui Costa.

O ministro Renan Filho | Foto: Hélio Filho/Secom

O ministro Renan Filho falou sobre os investimentos do Ministério dos Transportes e os projetos em andamento. “Estamos fazendo o projeto da BR-262, vamos concluir o projeto da BR-259, que são dois projetos fundamentais. Estamos fazendo o acesso a Capuaba, na BR-447, e finalizando o contorno de Serra. Nós vamos avançar no modo ferroviário, vamos conectar os portos do Espírito Santo às mais modernas ferrovias do Brasil e trabalhar para conectar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, isso vai dar novas possibilidades para o seu desenvolvimento, para escoar uma parcela ainda mais significativa do que o Brasil produz. Os investimentos do Novo PAC vão ajudar muito o estado do Espírito Santo”, detalhou.  

O governador do estado, Renato Casagrande, destacou que os projetos que foram contemplados pelo Novo PAC são estratégicos para o Espírito Santo. “Quando a gente tem essa integração, dos municípios, do governo do estado, do governo federal e da bancada federal, cria-se a expectativa de resolver problemas antigos. A gente tem que seguir por esse caminho, o alinhamento e a integração com a sociedade capixaba cria um ambiente diferente. O Espírito Santo vai dar saltos largos em direção à competitividade do estado”, afirmou Casagrande.

O secretário Especial de Articulação e Monitoramento, Mauricio Muniz, também participou do lançamento.

Mais obras do Novo PAC no Espírito Santo

Cidades capixabas receberão novas infraestruturas e serviços que transformam a vida das pessoas, como o projeto Periferia Viva, em São Mateus. Além de obras de contenção de encostas e drenagem em Vila Velha e Cariacica. Também serão realizadas melhorias na estação de tratamento de esgoto em Colatina e a implantação do saneamento integrado e urbanização nos bairros São Benedito, Consolação, Bonfim, Penha, Itararé e Gurigica em Vitória.

Pelo programa Minha Casa, Minha Vida serão finalizadas 3273 unidades habitacionais e construídas 1268 novas unidades, um total de 4541 moradias. Nas áreas de saúde e educação, estão previstas novas escolas, creches, quadras e unidades de saúde serão retomadas ou concluídas, totalizando 40 obras.

Os investimentos incluem, no eixo transição e segurança energética, a finalização de 950 km em linhas de transmissão em três regiões (Morro do Chapéu II – Poções III; Poções III – Medeiros Neto II; Medeiros Neto II – João Neiva 2); a implantação de nova unidade de produção de petróleo e gás natural no Parque das Baleias e mais 1.069 km de linhas de transmissão pelo estado.

Da Redação | Com informações da Ascom/Casa Civil/Presidência da República


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *