Criatividade e estímulo à inovação em projetos apoiados pela Suzano

Parceria da Suzano com o Bússola Hub qualifica e dá suporte a pequenos negócios

Fotos: Divulgação

Para celebrar e promover a cultura inovadora no país, o Dia da Inovação, celebrado em 19 de outubro, surge como uma data de destaque no calendário para promover ações que estimulem a criatividade. A Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, aproveita a ocasião para reconhecer conquistas de projetos inspiradores apoiados pela companhia no norte do Espírito Santo.

Alguns dos projetos são realizados em parceria com o Bússola Hub, um espaço de inovação em São Mateus destinado ao desenvolvimento de novos negócios por meio da interação entre empreendedores e empresas. Atualmente, o hub está capacitando moradores de comunidades de baixa renda da região por meio do Projeto Direção. A iniciativa é financiada integralmente pela Suzano e tem o objetivo de dar suporte a negócios inovadores entre os participantes.

De acordo com a gestora do projeto, Mariana Pereira, 40 alunos já receberam o certificado do primeiro módulo do curso. “Eles passaram por aulas de comportamento, sustentabilidade, finanças e empreendedorismo, e agora estão no segundo módulo, que consiste no desenvolvimento de novos negócios por meio de mentorias. Aqueles que não tiveram interesse em empreender, entraram em um banco de currículos para serem direcionados ao mercado de trabalho”, explica.

Outro projeto que recebeu apoio da Suzano é a Associação de Artesanato e Comidas Típicas de Guriri (Arcotisam). No ano passado, a entidade foi contemplada pelo edital de incubação, que ofereceu aos artesãos empreendedores capacitação gerencial e apoio para o desenvolvimento econômico e financeiro dos negócios. As monitorias foram realizadas pelo Bússola Hub.

Com o edital, a Arcotisam também foi contemplada com o valor de R$ 30 mil, que foi utilizado na aquisição de materiais para artesanato e melhorias físicas na loja da associação.

Artesãos

O artesão e presidente da Arcotisam, Pedro Santana Gonçalves, produz peças em madeira de reflorestamento, que vão desde itens decorativos até utilitários, como quadros, porta-copos, tábuas de frios e de corte, bandejas, caixas decorativas e outros.

Já a artesã Iranete Matos Mendes produz amigurumis, que são bichos de pelúcia feitos de crochê e tricô. A artesã explica que o nome é a junção das palavras japonesas “ami” (malha ou tricô) e “nuigurumi” (pelúcia) e os bichinhos encantam não apenas as crianças, mas adultos também. “Eu costuro e faço crochê desde criança, mas apenas em 2017 comecei a comercializar”, afirma.

A Arcotisam tem 29 associados, que comercializam seus produtos na loja da própria associação, em Guriri, e em feiras de arte de todo o Espírito Santo. “As mentorias que recebemos pelo Bússola Hub, por meio do edital da Suzano, são fundamentais para a manutenção nas nossas atividades e para estimular ideias que agregam valor aos nossos produtos”, completa Pedro Santana.

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *