Piquenique no Parque Botânico da Vale une famílias da capital

Famílias participam de Piquenique no Parque Botânico da Vale | Foto: Divulgação

Um piquenique no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo, uniu famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Consolação, para celebrar o mês das crianças. Ao redor da tradicional toalha quadriculada, o grupo pode bater papo sobre a importância da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e a oportunidade de fortalecer vínculos, estreitar os laços entre as famílias e exercer o direito à cidade.

A ação foi resultado da junção dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Enquanto a equipe Suas acertava os detalhes da atividade intitulada “Conhecendo, explorando e ocupando a Grande Vitória”, os trabalhadores do Sisan apoiaram o trabalho do Cras, por meio da parceria com o Banco de Alimentos Herbert de Souza, destinando 80 quilos de frutas para a realização de um piquenique.

As frutas são oriundas do trabalho de captação de alimentos e combate ao desperdício, realizado pela equipe de segurança alimentar e nutricional da Secretaria de Assistência Social (Semas) Além das frutas que foram consumidas durante o piquenique, cada família teve a oportunidade de levar um kit com aproximadamente 3 kg para consumir em casa.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, disse que esta parceria entre o Banco de Alimentos Herbert de Souza e o Cras é fundamental para garantir a qualidade das intervenções e fortalecer o processo de construção de autonomia das famílias atendidas. “Essa ação conjunta é apenas uma das formas de se trabalhar o Direito Humano à Alimentação Adequada. Se o acesso aos alimentos não for garantido aos cidadãos, todas as pessoas têm o direito de exigir e precisam saber que têm esse direito”, ressalta a gerente.

Famílias participam de Piquenique no Parque Botânico da Vale | Foto: Divulgação

Para a assistente social do Cras Território Consolação, Larissa Ramos Gomes, é gratificante oportunizar às famílias acompanhadas a vivência, na prática, de seus direitos de convivência, de acesso aos diferentes locais da cidade. “Realizar a atividade em parceria com outros serviços públicos, nesse caso, o Banco de Alimentos Herbert de Souza, fortalece a atuação intersetorial e o trabalho em rede”, destacou Larissa.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, enfatizou que o ponto forte dos servidores da secretaria é que todos tem a real consciência do seu papel e a sua importância nesse trabalho social com as famílias. “A Assistência Social atua em duas frentes, tem duas políticas indissociáveis: a política pública da Assistência Social e a da Segurança Alimentar e Nutricional. E a Assistência Social sozinha não dá conta de tudo. Sozinhas fazemos muito, mas juntos vamos além. Precisamos do apoio e respaldo de todas as outras políticas”, frisou a secretária.

Por Rosa Blackman


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *