ES sedia 6° Encontro da Rede Nacional de Consultório na Rua apoiado pelo MS 

Durante três dias de atividades, a expectativa é que 500 pessoas participem do evento

Fotos: Divulgação ICEPi – MS

Com o intuito de promover o debate e a troca de conhecimentos acerca dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes multiprofissionais de Consultório na Rua do Brasil, será realizado em Vitória, no Espírito Santo, a partir desta quinta-feira (19), o 6° Encontro da Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua.  

O evento, organizado pela Rede Nacional de Consultório na Rua e de Rua com o apoio do Ministério da Saúde, abordará diversas práticas dos processos de trabalho, ações assistenciais para os cidadãos em situação de rua, desafios e possibilidades de qualificação do acesso.  

Além disso, os profissionais atuantes no programa em diversos estados apresentarão nas mesas temáticas algumas estratégias implantadas nos territórios para a promoção do melhor cuidado e visibilidade aos trabalhos executados. Entre os assuntos estão: “Formação e Inovação em Saúde para/com trabalhadores, para as equipes de Consultório na Rua” e “Acesso e Equidade: os desafios para o cuidado em saúde de população em situação de rua no âmbito a APS”, elaborados pelos municípios de Vila Velha e Vitória, ambos do Espírito Santo.  

Para o secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, o Encontro é fundamental para a manifestação do cuidado e planejamento dos serviços em todo o país.  

“É nessas manifestações de cuidado que o SUS apresenta suas maiores potências criativas, porque a rua é o ambiente que acolhe pessoas invisibilizadas, que por problemas dos mais diversos enfrentam essa dura realidade. E os trabalhadores e trabalhadoras dos Consultórios de Rua e na Rua conseguem transformar esses espaços em locais de cuidado. Essas estratégias levam saúde em sua forma mais ampla, conseguindo levar até essas pessoas atendimento, dignidade, diálogo e cidadania, enxergando quem está habituado a não ser visto”. 

O encontro acontecerá até o próximo sábado (21) e contará com a participação dos profissionais de todas as regiões do país; técnicos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde; Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); gestores estaduais e municipais; usuários do SUS e representantes de movimentos sociais.  

A expectativa é que 500 pessoas participem das atividades durante os três dias de ação.  

Equipes e Aperfeiçoamento em Consultório na Rua no ES  

Por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) – instituído em 2019 pela gestão do então secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, que atualmente ocupa o cargo de secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde – o estado implantou seis novas equipes de Consultório na Rua, totalizando 11, com um crescimento de 120% no número de equipes.  

A ampliação foi realizada por meio do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), com a estratégia de Provimento em Consultório na Rua do ICEPi, que qualifica os profissionais por meio de aperfeiçoamento na modalidade de formação em serviço, sendo essa uma cooperação entre Estado e municípios, com duração de três anos.  

Hoje, 20 profissionais estão em aperfeiçoamento pelo Programa com oito equipes de Consultório na Rua vinculadas ao Instituto.   

Programa Mais Médicos em atuação Consultório na Rua capixaba  

Com a retomada do Mais Médicos em 2023, foi inserido o edital inédito para a inclusão de profissionais nas equipes de Consultório na Rua e, com isso, o Espírito Santo conta com seis médicos vinculados ao Programa em atuação na assistência aos cidadãos em situação de rua. Os municípios contemplados foram: Cariacica, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.   

Ao todo são 295 profissionais do Mais Médicos que compõem diversas equipes da Atenção Primária à Saúde e fortalecem o SUS Capixaba, sendo que desses 142 chegaram ao estado a partir dos editais abertos neste ano.  

Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde  


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *