Turismo baiano segue fortalecido e supera média nacional, conforme aponta o IBGE  

Foto: Tatiana Azeviche

O turismo na Bahia continua em franca expansão, superando marcas anteriores e o movimento no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume das atividades turísticas no estado cresceu 13%, comparando agosto de 2023 com o mesmo período de 2022, enquanto o Brasil registrou crescimento de 4,9%. No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, o incremento no turismo baiano foi de 13,6%, à frente da média nacional, que ficou em 8%. 

Na aviação, os índices confirmam também a tendência de crescimento. No aeroporto de Salvador, administrado pela Rede Vinci, a movimentação de passageiros em setembro de 2023 foi 27% maior do que no mesmo mês de 2022, o melhor resultado em cinco anos. A capital baiana é a única do Nordeste com dois voos para a América do Sul e com três linhas para a Europa no verão. Atualmente, o terminal de Salvador é a principal porta de entrada de turistas internacionais do Norte e Nordeste. 

“O crescimento na Bahia é resultado da parceria entre a Vinci e o Governo do Estado, com incentivos na compra de querosene para aviação e no pagamento de taxas aeroportuárias, além da promoção de destinos baianos, no Brasil e no exterior, feita pela Secretaria Estadual de Turismo”, explicou o gerente de Marketing e Negócios da Vinci na Bahia, Marcus Campos. 

O aeroporto de Vitória da Conquista teve desempenho ainda melhor, com crescimento de 34% em setembro deste ano, frente ao mesmo período do ano passado. Já em Porto Seguro, a movimentação de passageiros no terminal aeroportuário cresceu 12,46%, no mesmo comparativo. 

No setor hoteleiro, Salvador fechou setembro de 2023 com ocupação média de 63,76%, considerada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) a melhor taxa dos últimos 10 anos, no período. 

“Esses resultados confirmam o que o Governo da Bahia vem afirmando, que o turismo do nosso estado está fortalecido e continua em rota de crescimento. Tudo isso está acontecendo porque nos preparamos com infraestrutura, capacitação, qualificação e promoção dos destinos, em um trabalho que tem a contribuição dos governos federal e municipais, do trade turístico e da sociedade civil organizada”, destacou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. 

Da Redação | Com informações da Ascom/Setur-BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *