Viveiro Nova Floresta conquista o primeiro lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Foto: Divulgação

O Viveiro Nova Floresta conquistou o primeiro lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023, na categoria empresa, com o projeto “Paper pot: tecnologia sustentável a serviço do meio ambiente”, anunciado na nesta quarta-feira (19/10). A premiação visa divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental, e é idealizado pela Rede Gazeta.

O projeto inscrito destacou os benefícios do paper pot, um recipiente 100% biodegradável, que veio para tornar as atividades agrícolas e florestais sustentáveis, com menor uso de recursos naturais e redução de custos no plantio de mudas, uma solução para substituir tubetes e sacolas plásticas que levam centenas de anos para se decompor, ao contrário do paper pot que é de 4 a 6 meses após o plantio.

O gestor do Viveiro Nova Floresta, Adriano Alves da Luz, comentou da alegria de ter o projeto reconhecido, pelo papel ambiental e social que desempenha desde março de 2023, quando foi implantado.

“Preservar o planeta é uma condição essencial no cultivo do solo. Meu foco sempre foi trabalhar com foco na sustentabilidade e fico honrado com o reconhecimento ao nosso projeto, fruto de muita dedicação. Agradeço a todos os colaboradores e à minha família por abraçarem o plano. Esse prêmio chegou para coroar o compromisso que temos dedicado às questões ambientais, sociais e econômicas, e nós, do Viveiro Nova Floresta, estamos lisonjeados em perceber que estamos fazendo a nossa parte”.

Criado inicialmente para a produção de mudas nativas sustentáveis, o projeto superou as expectativas. Dois meses após sua implantação, a procura do recipiente biodegradável para produção de mudas de mamão elevou a empresa a outro patamar.

Diante desse novo cenário, o viveiro prospecta para 2024 a produção de 2 milhões de mudas nativas, com 100 diferentes espécies, ao passo que prevê a produção de 2 milhões de mudas de mamão.

O papel utilizado na fabricação do paper pot é 100% biodegradável e é certificado internacional. O substrato que preenche a embalagem é composto por casca de arroz carbonizada, turfa, vermiculita e adubo que vai diluindo lentamente para nutrição da planta.

Por Rosi Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *