Hospital de Olhos Vitória destaca a importância do combate à diabetes para a saúde ocular

Prevenção em dose dupla. Com a chegada do Novembro Azul, essa é a campanha do Hospital de Olhos Vitória que tem o objetivo de espalhar a conscientização não somente do câncer de próstata, mas também da diabetes, ressaltando a influência direta dessa doença na saúde ocular. 

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente a retinopatia diabética (condição na qual os vasos sanguíneos da retina são danificados devido aos níveis elevados de glicose no sangue) é apontada como a principal causa de cegueira adquirida em adultos com diabetes. 

Mas esse não é o único problema que pode ser desenvolvido nos olhos devido ao controle inadequado da taxa de glicemia. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), as pessoas com a doença têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma e  60% têm mais chance de desenvolver a catarata. 

Rafael Paiva, médico oftalmologista do Hospital, explica como a doença está associada a problemas oculares. “A longo prazo a diabetes atua na alteração da microvascularização. Isso causa no fundo do olho pequenos sangramentos e aneurismas, inchaço na área central da visão e, em casos mais graves, descolamento de retina”. 

Para minimizar o risco de complicações oculares associadas à diabetes, Paiva destaca que exames oftalmológicos regulares são essenciais para detectar precocemente qualquer alteração nos olhos, permitindo o início do tratamento, se necessário “Exames oftalmológicos devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano por qualquer pessoa. Pacientes diabéticos podem reduzir esses intervalos para bimestrais, ou semestrais”, ressalta o médico. 

Através das redes sociais do Hospital dos Olhos Vitória, ao longo do mês, serão compartilhados conteúdos e dicas relevantes, visando alertar a população sobre a importância do cuidado e prevenção da diabetes.

Por Esther Mendes 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *