Suzano investe na qualificação profissional de 400 jovens e adultos por meio do programa Trilha de Desenvolvimento

Oportunidades

Em parceria com a Rede Cidadã, iniciativa busca colaborar para a geração de trabalho e renda nas regiões de Serra e Aracruz mediante a capacitação e inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho
Suzano investe na qualificação profissional de 400 jovens e adultos por meio do programa Trilha de Desenvolvimento | Foto: Freepik

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, pretende qualificar, inserir no mercado de trabalho e gerar renda para 400 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social no Estado de Espírito Santo. A iniciativa faz parte do programa Trilha de Desenvolvimento, realizado em parceria com a Rede Cidadã – organização de assistência social -, que pretende beneficiar mais de mil pessoas direta e indiretamente nos municípios de Serra e Aracruz.

O público-alvo do programa são pessoas acima de 16 anos, com renda per capita inferior a R$ 486 para o processo de qualificação.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de 37 países com maior proporção de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho, atrás apenas da África do Sul. No intuito de contribuir para a mudança dessa realidade, por meio da Trilha de Desenvolvimento, a companhia almeja beneficiar cerca de 200 pessoas em Serra, e outras 100 no munícipio de Aracruz, ambas no Estado do Espírito Santo.

“O nosso objetivo é contribuir para a inclusão social de jovens e adultos, que buscam por oportunidades e condições mais igualitárias. As turmas já estão sendo formadas e capacitadas, e agora queremos impulsionar ainda mais a participação de empresas e instituições que tenham interesse em contratar esses jovens. Aqui na Suzano acreditamos que só é bom pra nós, se for bom para o mundo e, com esse projeto, que conta com importantes parcerias, estamos dando mais um passo nesse sentido”, afirmou Giordano Bruno Automare, gerente executivo de Desenvolvimento Social.

A qualificação profissional realizada pelo projeto proporciona também mudanças positivas nas famílias dos participantes por meio do aumento da renda familiar. Estima-se que a participação de cada beneficiário reverbera diretamente em três pessoas (média de integrantes por família), resultando em cerca de 1.200 beneficiados pela iniciativa. A expectativa é que o programa contribua ainda para que 25% dos 400 participantes, total de 100 pessoas, deixem a linha da pobreza após a inclusão no mercado de trabalho, retirando com elas mais 300 pessoas da situação de vulnerabilidade social.

O programa vem ao encontro dos compromissos e metas de longo prazo da Suzano, alinhadas aos Objetivos Sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas), em retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas de atuação da empresa até 2030.

A iniciativa será realizada em quatro etapas, iniciando com aderência de fit cultural (avaliação de perfil do candidato com a cultura da empresa), desafios online, dinâmicas com o time de Gente e Gestão, painéis e entrevistas.

O processo de seleção do programa Trilha de Desenvolvimento é 100% on-line e os interessados em participar podem se inscrever a qualquer momento através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXa6RIWGWbH318jJzbd0PUCiVrCfLcv7t3MHgQy9YRfFrU4A/viewform?usp=sf_link

Além de um plano de carreira diferenciado, com ambientações, treinamentos, encontros com mentores(as) e projetos diversos, o programa oferece salário compatível com o mercado, assistência médica e seguro de vida, vale-refeição e vale transporte, ou refeitório e fretado nas unidades industriais.

Os(as) selecionados(as) participarão de uma formação presencial com duração de 5 dias, que abordará temas como: acolhimento familiar – promovendo a integração dos familiares no processo de aprendizagem, reconhecimento e desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento pessoal, comunicação consciente, orientações sobre o mercado de trabalho, marketing pessoal, elaboração de currículo, dentre outros.

Em Serra, o curso é ministrado na Faculdade Brasileira Cristã (FABRA), localizado na Rua Pouso Alegre, 49 – Barcelona, Serra/ES. Em Aracruz, o local será divulgado em momento posterior.

Empresas e instituições interessadas em contratar jovens participantes do processo, podem entrar em contato através do e-mail: israel.cruz@redecidada.org.br

Rede Cidadã

Fundada em 2002, a entidade de assistência social sem fins lucrativos desenvolve programas e projetos voltados para a geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, junto aos setores público e privado.

Com sede em Minas Gerais, atualmente a Rede Cidadã reúne cerca de 4 mil instituições parceiras e iniciativas no Brasil – em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo – e no exterior – Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e México.

Os programas que constam no portfólio da Rede dividem-se nas frentes de promoção da integração ao mundo do trabalho: empregabilidade e geração de renda e ações de responsabilidade social e sustentabilidade. Outros desdobramentos da atuação da ONG são a formação e o encaminhamento para o emprego de idosos, egressos do sistema prisional, pessoas em situação de rua, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas com deficiência, transexuais, entre outros públicos de minorias.

Por Paula de Paula


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *