CBPM investe em software utilizado por grandes empresas mundiais de mineração

Foto: Divulgação

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) vem investindo em tecnologia, com o objetivo de alavancar a mineração na Bahia. A última novidade neste âmbito foi a chegada do Studio RM, fornecido pela empresa Datamine Brasil Soluções em Tecnologia Ltda. O software vai auxiliar os profissionais que trabalham em campo, desde a reconstituição de furos de sondagem até a elaboração de relatórios personalizados. Para atingir esse patamar, entre os dias 06 e 10 deste mês de novembro, os funcionários da Diretoria Técnica (DTE) da estatal estão participando do “Treinamento Studio RM Modelagem e Recursos”, com a meta de dominar o conteúdo que envolve o sistema inovador, que representa um grande avanço tecnológico para a Companhia.

“O Studio RM é um software com alto poder de processamento de dados oriundos, principalmente, de furos de sondagens, permitindo realizar modelos geológicos tridimensionais de alta complexidade, favorecendo a compreensão do comportamento das zonas mineralizadas em subsuperfície de uma determinada área. Auxilia também o planejamento de novos furos, além de viabilizar o cálculo do volume e estimativas de teores dos metais de interesse em um determinado depósito”, ressaltou o geólogo Esdras Varjão, que é gerente de Prospecção e Oportunidades Minerais da CBPM.

O software será disponibilizado através de uma licença instalada em um servidor, permitindo que o usuário acesse a ferramenta, mesmo estando no campo. “Onde houver projeto da CBPM esta ferramenta poderá ser utilizada, ou seja, em todos os 417 municípios, pesquisando qualquer mineral de interesse da Companhia”, acrescentou Esdras. 

A ferramenta ajuda a organizar as informações de forma lógica e eficiente, oferecendo abordagens exclusivas e específicas para depósitos complexos. “A ideia de trazer a ferramenta partiu da necessidade de modernização da pesquisa e prospecção, haja visto que as grandes empresas do Brasil e do mundo utilizam este tipo de ferramenta adquirida pela CBPM, através de processo licitatório. Com grande credibilidade, os produtos gerados através desta plataforma impõem grande nível de valorização às áreas pesquisadas, inclusive aquelas licitadas pela CBPM, atraindo ainda mais potenciais investidores”, concluiu Esdras.

Por Viviane Rezende



Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *