Curável e evitável, tuberculose ainda faz vítimas no Brasil e no mundo

Tuberculose é doença que pode ser prevenida e tem cura | Foto: Freepik

Esta semana a notícia da morte da atriz e modelo Ísis Freitas, de 22 anos, por tuberculose, surpreendeu a todos. Problema de saúde mundial, a doença tem tratamento antigo, é curável, mas ainda é responsável por milhões de óbitos. “É preciso muita atenção aos sintomas e a busca por tratamento. Caso a pessoa tenha tosse persistente, que dure mais de três semanas, acompanhada por febre, cansaço, sensação de peso no peito, deve procurar atendimento médico. Considerando os altos níveis de tuberculose no Brasil, é muito importante reforçar que toda tosse crônica tem que ser avaliada. O tratamento é todo oferecido pelo SUS”, aponta a infectologista Ana Carolina D’Ettorres.

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado nesta sexta (17), reforça a conscientização contra essa doença que, a cada ano, atinge milhões de pessoas no mundo. A cada dia, mais de 4 mil pessoas perdem a vida para a tuberculose e mais de 28 mil são contaminadas pela tuberculose, uma doença que é curável e pode ser prevenida. O Brasil foi, em 2022, o país com maior número de casos de tuberculose notificados nas Américas, segundo dados do Ministério da Saúde.

“A tuberculose acomete principalmente os pulmões, que é a forma clássica que a maioria das pessoas conhece, mas pode acometer qualquer órgão do corpo onde a bactéria se instale. A transmissão ocorre por meio de partículas chamadas aerossóis, isso significa que as bactérias são expelidas com a respiração da pessoa doente e sem tratamento”, alerta a Ana Carolina.

A especialista frisa que pacientes em tratamento oncológico, imunodeprimidos, portadores de HIV e pessoas que apresentem desnutrição, estão mais vulneráveis a adoecer por tuberculose. A doença é, no entanto, evitável e curável, e cerca de 85% das pessoas que desenvolvem tuberculose podem ser tratadas com cerca de seis meses de medicamentos. “Até a covid-19, a tuberculose era a principal causa de obito por doença infecciosa do mundo, e uma das principais causas de morte no mundo”. 

A vacina BCG, que é obrigatória para menores de um ano, protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A prevenção também pode ser feita por meio do diagnóstico precoce e rápido início do tratamento. “Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença”. 

  • Um total de 1.3 milhões de pessoas morreram de tuberculose em 2022 (incluindo 167 mil pessoas com HIV)
  • A tuberculose é a segunda maior infecção que mais mata no mundo depois da covid
  • Em 2022, cerca de 10.6 milhões de pessoas contraíram tuberculose ao redor do mundo, sendo 5.8 milhões de homens, 3.5 milhões de mulheres e 1.3 milhões de crianças
  • O Brasil foi, em 2022, o país com maior número de casos de tuberculose notificados nas Américas, segundo dados do Ministério da Saúde
  • A tuberculose é curável e pode ser prevenida
  • Os esforços globais para combater a tuberculose salvaram um número estimado de 75 milhões de vidas desde o ano 2000
  • Acabar com a epidemia de tuberculose até 2030 está entre os objetivos de saúde das Nações Unidas

Por Marcela Andrade | Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS) 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *