Museu de Arte Contemporânea da Bahia abre vagas para oficinas gratuitas

Fotos: Divulgação/MAC Bahia 

Já estão abertas as inscrições gratuitas para os cursos ‘Lab Introdução ao live coding visual’ e para o ‘Lab E-ZINE – Criação coletiva de zine eletrônico’ que acontecerão, respectivamente, nos dias 28 e 30 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC Bahia), localizado na Rua da Graça, n°284, em Salvador. Os cursos acontecem das 14h às 18h, não há necessidade de conhecimentos prévios e qualquer interessado pode participar. As inscrições de ambos os cursos podem ser acessadas no link https://macbahiaexpandido.blogspot.com/.

A facilitadora do ‘Lab Introdução ao live coding visual’ é a artista visual e sonora Andrea May, doutoranda em Artes Visuais (UFBA). “O curso é uma iniciação à linguagem de programação JavaScript, utilizada nos sites modernos, aplicada à expressão artística digital para produção em tempo real de imagens interativas”, explica Andrea. Será utilizado o código livre encontrado nas bibliotecas virtuais. Os participantes podem exercitar os conhecimentos aprendidos com os recursos da plataforma Hydra e sua biblioteca.

Para o ‘Lab E-ZINE – Criação coletiva de zine eletrônico’ o facilitador é o designer e estudante de artes, Alan Fernandes. O objetivo da oficina é criar um E-zine (fanzine eletrônico) coletivo que terá sua versão final disponibilizada virtualmente. Será um momento de liberdade criativa na abordagem de temas variados por meio do design (estilo gráfico e lettering), de montagens ou colagens autorais, utilizando recursos da arte digital na plataforma online gratuita Canvas.

DIVERSIDADE e PLURALIDADE – O MAC é um dos museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) que gerencia os principais equipamentos museais de Salvador, como o MAM (Avenida Contorno), MAB (Corredor da Vitória) e Solar Ferrão (Pelourinho), dentre outros. O MAC foi aberto nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com 60 horas de programação gratuita. No acervo inicial do novo museu constam cerca de 175 trabalhos de 102 artistas de diferentes regiões do país, que foram premiados ao longo das 16 edições do Salões do MAM (entre 1994 e 2009).

“Além de um espaço para as artes contemporâneas ser uma demanda histórica na Bahia, o MAC possibilita mais um ambiente para produção e formulação de opinião crítica e debates para explorar as contradições que a sociedade contemporânea nos coloca, sempre pensando na construção coletiva, na pluralidade e na diversidade que formam a cultura”, define a diretora geral do IPAC, Luciana Mandelli.

Projeção de filmes, video mapping, apresentação de DJ e grupos de percussão, yoga, performances, exposições, bate-papos e visitas guiadas são outras atrações do MAC Bahia, tudo com acesso gratuito. O museu funciona de terça a sábado, das 10h às 22h, e no domingo das 8h às 20h. Saiba mais informações sobre o MAC no instagram @mac_bahia. Acesse: facebook ‘Ipacba Patrimônio’ e instagram @ipac.ba. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Por Geraldo Moniz


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *