Baixo rendimento escolar pode estar relacionado a problemas de visão

Falta de interesse na escola, boletim com notas baixas e letras grandes. Quando isso acontece, os pais geralmente pensam que o filho está com algum problema de aprendizado ou com preguiça de estudar. Porém, o baixo rendimento escolar pode estar relacionado a problemas de visão.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que 30% do público infantil em idade escolar têm problemas oculares. Desse número, 80% nunca fez uma avaliação oftalmológica.

Dentre os problemas mais comuns estão a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. “Essas disfunções podem causar dificuldade de leitura e escrita, concentração reduzida e dores de cabeça, e isso impacta diretamente no rendimento escolar das nossas crianças”, explica o médico do Hospital de Olhos Vitória, César Ronaldo Vieira Gomes.

Como forma de proporcionar às crianças e jovens da rede pública de ensino, exames oculares gratuitos para identificação e tratamento de possíveis problemas visuais, o Hospital de Olhos Vitória promove anualmente a campanha “Olhar Solidário”. Este ano, cerca de 70 crianças da Escola Municipal Valdeci Alves Baier, de Cariacica, serão beneficiadas com o trabalho voluntário dos colaboradores e médicos da instituição.

“O Olhar Solidário é mais do que uma simples ação social. Ao proporcionar exames oculares gratuitos, não apenas identificamos precocemente possíveis problemas visuais, mas também oferecemos a chance de tratamento e correção. Assim, podemos colaborar com a redução dos impactos de baixo rendimento escolar de alunos relacionados às condições delicadas na saúde ocular”, salienta César Ronaldo.  

A ação conta com o apoio das Óticas Diniz e acontecerá no próximo dia 25 de novembro, a partir das 8h30. Esta será a terceira edição da campanha que já atendeu e beneficiou mais de 200 alunos desde a sua criação.

Por Esther Mendes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *