Projeto da Suzano encerra ciclo com 3.700 pessoas qualificadas

Professor Maurício Partelli com os alunos do curso de confeitaria | Foto: Divulgação

Com mais de 3.700 pessoas qualificadas em oito municípios, o projeto Suzano nas Comunidades encerrou o ciclo de quase dois anos com oferta de cursos e oficinas às comunidades do Norte do Espírito Santo. Para 2024, o foco da empresa com as comunidades da região será em projetos voltados a empregabilidade. “Muitos ex-alunos já estão empregados ou são empreendedores. Agora vamos buscar alternativas para inserir no mercado de trabalho aqueles que ainda não tiveram essa inserção”, ressalta a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti.

Desde que começou, em 2022, o Suzano nas Comunidades ofereceu mais de 220 cursos e oficinas em diversas localidades urbanas e rurais dos municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Jaguaré, Boa Esperança, Montanha, Nova Venécia e Pinheiros. O projeto foi realizado em parceria com o Senai, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, gerando renda por meio da qualificação profissional.

Uma das alunas beneficiadas pelo projeto é Elisângela Santos, moradora do bairro Seac, em São Mateus, onde a comunidade recebeu o curso de confeitaria. “Me sinto muito grata porque é uma área que eu achava que não conseguiria atuar, uma vez que eu não sabia fazer bolo. Eu quero agradecer a Associação de Moradores do Bairro Seac, ao Senai e principalmente à Suzano, que trouxe essa oportunidade para o nosso bairro”, diz Elisângela.

Para o professor de confeitaria, Maurício Partelli, “a parceria entre Suzano e Senai foi muito importante porque deu esperança de um futuro melhor para muita gente”. No curso ministrado por ele, os alunos desenvolveram habilidades para trabalhar de diversas formas, seja com bolos confeitados ou doces em geral. “O curso traz valorização às pessoas, é uma forma de dar dignidade e orgulho próprio”, afirma.

Além da área de alimentação, o projeto ofereceu cursos de mecânica, elétrica, informática, costura, marcenaria, entre outros. Confira o vídeo com os depoimentos da Elisângela e do Maurício, e outras informações do programa no link: https://youtu.be/F6c_EDgISjo

De acordo com o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, a iniciativa é mais uma das ações que estão em linha com o compromisso da empresa em contribuir para que 200 mil pessoas saiam da condição de pobreza, até 2030, nas áreas de atuação da companhia. “No Brasil, são consideradas abaixo da linha de pobreza pessoas com renda per capita menor que R$ 518,00 ao mês e é essa realidade que a Suzano quer ajudar a transformar”, destaca.

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *