Linhares sedia Primeiro hospital para cirurgia de baixa e média complexidades do interior capixaba

Maria Júlia Ruiz e a neta Izabela Ramirez não precisam mais se deslocar até a capital | Foto: Ascom/BNB

Os moradores de Linhares e dos municípios do norte do Espírito Santo não precisam se deslocar até Vitória para realizar cirurgias de baixa e média complexidades, principalmente oftalmológicas. O Bortot Day Hospital é o primeiro empreendimento do tipo fora da capital capixaba e é especializado em cirurgias a laser, como correções de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

O diretor e médico oftalmologista Jobson Bortot explica que o hospital conta com equipe multiprofissional e atende pacientes de diversas especialidades. O equipamento surgiu como uma proposta para que a população da região pudesse evitar se dirigir à capital para tratamentos menos complexos e atende também o Sul da Bahia. Além das consultas particulares, está conveniado a cinco planos de saúde.

O Bortor Day Hospital conta com tecnologias avançadas, foi montando com o apoio creditício do Banco do Nordeste, que financiou a construção do espaço e máquinas, como um tomógrafo de córneas. O empreendimento é focado no bem-estar dos pacientes.

A estudante universitária Isabela Ramirez, moradora de Linhares, realizou cirurgia para a correção de miopia no hospital, feita pelo próprio Jobson Bortot. Ela não usa mais lentes de contato ou óculos e está plenamente satisfeita com o resultado. Sua avó, Maria Júlia Ruiz, que a acompanhou no procedimento, conta que foi muito mais cômodo para a família elas ficarem no município onde residem. “Linhares precisava de um lugar como esse há muitos anos. Não são as pessoas que têm que ir para a capital, são os serviços que precisam vir para o interior”, afirma Maria Júlia.

O gerente da agência do BNB em Linhares, Constantino Martins, acrescenta que o município tem se desenvolvido constantemente nos últimos anos, a partir da chegada de muitas empresas, muitos delas com o apoio do Banco do Nordeste. Assim, a demanda por serviços de qualidade está cada vez mais crescente. “Nesse contexto, a inauguração do Bortot Day Hospital configura-se como uma alternativa de ponta, ao tempo que coloca à disposição da sociedade linharense um equipamento de excelência, com profissionais de alto gabarito, provendo a possibilidade de atendimento local, sem a necessidade de deslocamento até a capital”, afirma o gestor.

Constantino destaca que o Banco do Nordeste é o operador do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que oferece recursos financeiros para atividades produtivas de todos os setores da economia, com taxas e prazos adequados a cada realidade.

“Enquanto operadores dos recursos, nós temos atenção especial para o setor de saúde, já que vivemos no interior do estado e, quanto mais equipamentos forem apoiados, maior o conforto para a população da cidade e do seu entorno. Além de atender a comunidade local, os empreendimentos financiados ainda geram emprego e renda para profissionais da área. A cada inauguração de um equipamento de saúde, temos a sensação de dever cumprido, de estarmos do lado certo da história, contribuindo efetivamente para o bem-estar da população”, revela o gerente.

O BNB oferece crédito para fomentar o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde, com o objetivo de promover a modernização, o aumento da competitividade, a ampliação da capacidade produtiva e da capacidade de atendimento da cadeia produtiva do setor em sua área de atuação.

A instituição financia até 100% de investimentos, inclusive a aquisição de empreendimentos com unidades industriais e hospitalares já construídas ou em construção e pode incluir capital de giro associado. Podem ser financiadas a construção, reforma e ampliação de benfeitorias e instalações e a aquisição de veículos utilitário e de materiais, insumos, peças, componentes e produtos para o funcionamento do setor de saúde.

Por Ascom/BNB


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *