Começa residência O MUSEU É A RUA no MAM BahiaCu

Fotos: Tiago Caldas

Até maio de 2024 o Museu de Arte Moderna (MAM Bahia) recebe mais um coletivo de arte no seu Programa de Residências Artísticas, o projeto ‘O MUSEU É A RUA’ com o ‘Grupo de Arte Popular A Pombagem’ e o ‘Coletivo Arte Marginal Salvador’ que através da arte impactam e reivindicam espaços na cidade. A residência começou hoje (13), segue até 13 de março (2024) e funciona no formato aberto, possibilitando o acesso do público ao processo das atividades e às mostras finais, em parceria com a Casa do Museu Popular da Bahia.

A programação incluirá exposições, intervenções de arte urbana, feiras de arte, oficinas de malabares, pernas-de-pau e bonecos gigantes, além de outras atividades formativas. As atividades têm início hoje (13), às 18:30, como uma noite de acontecimento poético, com performance, exibição do documentário ‘Olha o Museu no Meio da Rua’, sarau de artes integradas e abertura da exposição ‘O Museu é a Rua’ na Galeria 3 do MAM e seguirá aberta como um processo que acolherá novos elementos ao longo dos três meses de residência.

LABORATÓRIO e DIALÓGICA – “A Residência do MAM é concebida como um laboratório vivo onde as propostas são feitas por coletivos convidados em diálogo com diferentes departamentos nucleares do museu”, explica o curador dos Museus do IPAC, Daniel Rangel. A nova residência do MAM, ‘O MUSEU É A RUA’, é uma proposta que transcende a concepção de espaço do museu como edifício, valorizando a dimensão museal que permeia os espaços públicos das ruas.

Em três meses de residência, a Casa promete combinar o visual e o cênico; o plástico e o performático. A combinação representa o modo como o ‘Grupo de Arte Popular A Pombagem’ e o ‘Coletivo Arte Marginal Salvador’ incidem e disputam a cidade. Além da Galeria 3, ‘O Museu é a Rua’ ocupará o pátio da Capela, o Salão das Oficinas e o Espaço das Arcadas no MAM. O intuito é ter uma residência dialógica e colaborativa, com pessoas, instituições, escolas e comunidades convidadas. As parcerias mostram a importância e a força das coletividades e das articulações em rede.

DESTAQUES – O Programa de Residências Artísticas do MAM tem recebido atenção nacional por sua experiência com grupos artísticos da periferia de Salvador. Dentre esses destaques, em abril/2023 a Rede Globo fez reportagem que foi veiculada no programa ‘Jornal Hoje’ (tv aberta) de circulação nacional. Outros veículos de comunicação da capital baiana também fizeram reportagens. Museus das capitais do nordeste, sul e sudeste do país têm procurado o MAM sobre suas residências.

Foto: Geraldo Moniz

Pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores de áreas tão diversas quanto arquitetura, museologia, design, filosofia, artes visuais e história também se interessam pela experiência no MAM. “Nosso programa de residências é pensado para receber eventos de impacto social, tornando o museu um catalisador de propostas de todos os segmentos”, finaliza a diretora do MAM, Marília Gil.

Por Geraldo Moniz 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *