Trilha do Senac-ES aborda conhecimentos e cuidados com pessoas autistas

Foto: Freepik e Divulgação Senac-ES

Na busca incessante pela promoção da inclusão e diversidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES), lançou a Trilha de Diversidade e Inclusão – Autismo, com foco em qualificar profissionais em cuidados específicos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

As pessoas com Autismo possuem dificuldade na comunicação, interação e percepção de resultados de suas ações, sendo necessário uma compreensão aprofundada dessas características, bem como estratégias e abordagens eficazes para o ensino e apoio. 

As duas primeiras turmas inaugurais da formação Trilha de Inclusão e Diversidade – Autismo estão sendo realizadas na Unidade de Educação Profissional do Senac na Serra. A conclusão acontece na próxima quinta-feira (14) e a previsão é de que a qualificação possa ser ofertada em outras unidades do Senac-ES em 2024. 

O Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, fala sobre a importância do curso. “É um passo significativo em direção à construção de uma sociedade mais igualitária. Ao investir na formação de profissionais por meio de trilhas, estamos colocando o assunto em pauta, contribuindo ativamente para a quebra de barreiras e estigmas acerca do assunto e criando um espaço de colaboração e troca de conhecimentos”, afirmou.

As duas turmas foram montadas em parceria com a Secretaria da Assistência Social da Serra (SEMAS). A trilha teve início em 16 de outubro e conta com carga horária de 160 horas. São 46 alunos matriculados, em dois diferentes turnos. 

Os participantes da trilha serão qualificados em: Cuidados de Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); Desenvolvimento Profissional Docente; e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais: Planejamento e Prática.

De acordo com o Gerente de Educação Profissional do Senac na Serra, Wysner Simões, o conteúdo reforça o posicionamento da instituição. “O curso é inovador e reflete nosso compromisso em promover a inclusão e respeitar a diversidade, qualificando profissionais e comunidades a compreender e apoiar efetivamente pessoas autistas”, disse.

Por Sérgio Filho


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