Incertezas climáticas e especulações sobre oferta desafiam mercado de café brasileiro

Foto: Arquivo

O mercado brasileiro de café enfrenta um ritmo de negócios lento, conforme apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Diversos fatores estão contribuindo para essa dinâmica, incluindo incertezas climáticas, especulações relacionadas à oferta, a proximidade das festas de fim de ano e condições fiscais desafiadoras.

Na semana passada, o café arábica foi negociado em torno de R$ 930 por saca de 60 kg, registrando oscilações ao longo do período. Enquanto isso, o café robusta apresenta um movimento contínuo de alta, atingindo a marca de R$ 710 por saca, o que representa o maior patamar nominal desde 21 de junho deste ano.

A volatilidade nos preços é resultado da conjunção de fatores, sendo as condições climáticas uma das principais preocupações. Nas fazendas, as temperaturas elevadas, chuvas irregulares, ventanias e quedas de granizo são fatores que podem ter impactos significativos na temporada 2024/25. Essas variáveis climáticas imprevisíveis tornam a tomada de decisões no mercado de café ainda mais desafiadora para produtores e compradores.

Além disso, a proximidade das festas de fim de ano e as condições fiscais desfavoráveis estão reforçando a retração de agentes no setor. A incerteza quanto ao cenário econômico e as expectativas para o próximo ano estão moldando as estratégias de compra e venda, resultando em um ritmo de negócios mais cauteloso.

Por Aline Merladete | Agrolink


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *