12 municípios capixabas são reconhecidos pela melhoria no ambiente de negócios 

Mapa clusters IAN | Fotos: Divulgação

Doze municípios capixabas que mais avançaram no seu Indicador de Ambiente de Negócios (IAN-Findes) foram reconhecidos pela Federação das Indústrias do Espírito Santo e o Observatório da Indústria da Findes durante o lançamento do diagnóstico, que aconteceu nesta quinta-feira (14), na sede da Federação. 

Durante o lançamento da 5ª edição do IAN-Findes, como uma forma de reconhecer os esforços da gestão pública na melhoria do ambiente de negócios, foram homenageados os municípios com a melhor média do IAN dentro do seu cluster (grupo de municípios com características similares), e aquele que tive maior crescimento anual no IAN entre 2019 e 2023, também em cada cluster. 

A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou que é importante valorizar o trabalho realizado pelos municípios capixabas que tiveram uma boa evolução no IAN e incentivar que ele continue.  

“Ao longo dos últimos cinco anos, estamos acompanhando a evolução de cada um dos 78 municípios do Estado. Desde 2019, vimos que 77 delas melhoraram o seu ambiente de negócios. Isso mostra o quanto os municípios estão empenhados a serem mais atrativos para as empresas e a se desenvolverem socioeconomicamente”, apontou. 

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo, que também participou do lançamento, em sua fala afirmou que, com certeza, a metodologia de trabalho do IAN facilita os investimentos no ES.  

“O indicador auxilia os municípios na qualidade de vida da população capixaba e, acima de tudo, os números apresentados demonstram a qualidade da gestão pública capixaba. Parabéns, a Findes, ao Governo do ES e a todos os prefeitos e prefeitas pelas suas equipes que garantem números exitosos no Estado do Espírito Santo.”  

O lançamento do IAN 2023 também contou com a participação de diversas autoridades estaduais e representantes de prefeituras. Entre elas estavam o deputado federal Josias Da Vitória, os deputados estaduais Marcelo Santos e Capitão Assumção; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade; além de prefeitos dos municípios capixabas e representantes. 

A análise comparativa entre os diferentes municípios se realiza por meio da clusterização, que é um agrupamento que permite reunir municípios com características similares com o objetivo de respeitar as diferenças e as semelhanças de cada conjunto de localidade, permitindo, assim, a comparabilidade. 

Categoria: Evolução em cada cluster entre 2019-2023: 

Cluster 1 (composto por 18 municípios)  

Jaguaré | Nota no IAE: 5,4 

 Cluster 2 (15 municípios) 

Baixo Guandu | Nota no IAE: 5,9 

Cluster 3 (16 municípios)  

Atílio Vivacqua | Nota no IAE:  6 

Cluster 4 (12 municípios) 

Alegre | Nota no IAE: 6,1 

Cluster 5 (4 municípios)  

Serra | Nota no IAE: 6,8 

Cluster 6 (12 municípios) 

Laranja da Terra | Nota no IAE: 5,5 

Cluster 1 (18 municípios) 

Dores do Rio Preto | Nota no IAE: 5,7 

Cluster 2 (15 municípios)  

Marilândia | Nota no IAE: 6,2 

Cluster 3 (16 municípios)  

Venda Nova do Imigrante | Nota no IAE: 6,7 

Cluster 4 (12 municípios) 

Colatina | Nota no IAE: 6,8 

Cluster 5 (4 municípios)  

Vitória | Nota no IAE: 7,7 

Cluster 6 – (12 municípios)  

Domingos Martins | Nota no IAE: 6 

Por Siumara Gonçalves


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *