Queijos diferenciados tiveram destaque na 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

Foto: Divulgação/CAR

A Bahia é a terra do queijo da agricultura familiar. A constatação foi comprovada na 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu até o domingo (17), no Parque Costa Azul, em Salvador.

Seja queijo de vaca ou de cabra, a iguaria é presença certa em diversos territórios. No armazém do território Sertão do São Francisco, a novidade é o queijo fresco de leite de cabra, produzido no laticínio da comunidade Testa Branca, em Uauá. “Esse queijo é um produto forte com o sabor marcante do queijo de cabra da região do São Francisco”, comentou o gerente comercial da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Dailson Andrade.

Já no espaço Queijos da Bahia, foi possível conhecer produtos da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar Agroecológica do Entorno do Descobrimento (Cafaed), do município de Itamaraju. O representante da cooperativa, Jônatas Nogueira comenta que a aceitação dos queijos muçarela de 1 quilo e 500 gramas, queijo cabacinha e provolone, está sendo bem positiva. “São mais de 150 quilos de queijo que trouxemos para cá e as vendas estão um sucesso!”, comemora Jônatas.

Nos armazéns territoriais, estiveram disponíveis diversos tipos de queijos industrializados e artesanais, produzidos pelos agricultores e agricultoras familiares. Teve queijo de Várzea Nova, do Oeste baiano, do Sisal e tem também uma variedade de queijos de Camaçari, da marca Kadosh.

A visitante Lidiane Menezes degustou alguns dos mais de 18 sabores de queijo de cabra da Kadosh. “Eu gostei muito do queijo ricota de cabra e ricota com pimenta biquinho. Estão maravilhosos!”, comentou Lidiane.

A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Da Redação | Com informações da Ascom/SDR


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *