Café produzido em Chapadão do XV é o vencedor do 6º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares

Foto: Kevyn Fracaloss

O primeiro lugar na 6ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares, região norte do Espírito Santo, foi para César Augusto Ghisolfi, da Fazenda Olhos d’Água, em Chapadão do XV, que garantiu o prêmio de R$ 5.000,00. O segundo lugar ficou com André de Souza Duda, de Santa Cruz de Terra Alta, e o terceiro com Erick Douglas Duarte Peruchi, de Baixo Quartel.

“Primeiro ano que fizemos café especial e já alcançamos essa classificação. É um projeto que venho estudando desde 2019, com a chegada da minha irmã (Bárbara) que se prontificou a estar no projeto comigo. O carinho na produção, a atenção e a dedicação e ter estudado com orientação o que realmente é preciso ser feito para se alcançar um café de qualidade foi o diferencial para chegar aonde chegamos”, disse César Augusto, que garantiu nota 83,75.

O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, pontuou que o café é responsável por 37% do PIB do Espírito Santo e fomentar a atividade com foco na qualidade dos grãos e a verticalização da produção são propósitos do concurso.

“Os cafés bateram oito pontos e todos são considerados finos e de qualidade, e é a primeira vez que isso acontece em nosso concurso. Parabéns a todos os produtores. Sabemos que investir na melhoria de qualidade, tem proporcionado bons resultados para os cafeicultores e despertado interesse do mercado para os grãos especiais, e esse é um dos objetivos do Programa Linhares Coffee, gerar oportunidades para toda cadeia de café Conilon, principal fonte de renda de 80% das propriedades do Espírito Santo e isso não é diferente no nosso município”, disse o secretário de agricultura.

O concurso é uma realização do município de Linhares, por meio do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper, Olam, Syngenta, Sebrae e Sicoob.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, disse que ano após ano o concurso vem gerando novas oportunidades, como os cafés especiais lançados no mercado pelos produtores motivados pelos resultados alcançados. O prefeito destaca que Linhares passará a ser a capital mundial do café solúvel com as instalações das empresas Café Cacique e Olam no distrito industrial de Bebedouro.

“Fico honrado de observar os frutos do programa e a dedicação dos produtores em produzir um café de qualidade, gerando novas oportunidades ao verticalizar a produção. Isso traz dinamismo à economia e faz com que o nosso interior seja mais desenvolvido, com foco sempre nos cuidados com o meio ambiente e na sustentabilidade. Em breve seremos a capital mundial do café solúvel, trabalhando com o conilon que é produto da terra. Nosso foco é agregar valor, ao trazermos as indústrias para a cidade, por exemplo, sempre valorizando as nossas raízes”, comentou o prefeito.

1º lugar – César Augusto Ghisolfi. Nota: 83,75

2º lugar – André de Souza Duda. Nota 83,50

3º lugar – Erick Douglas Duarte Peruchi. Nota 83,00

4º lugar – Kissia Coutinho Campo Dal’Orto. Nota: 83,00

5º lugar – Alegna Joria Corteletti Ghisolfi. Nota: 83,00

6º lugar – Luciano Sartório Passamani. Nota: 82,75

7º lugar – Ediney Vergna. Nota: 82,25

8º lugar – Jonathan Venturini Giuriatto. Nota: 82,00

9º lugar – Geraldo Ginelli. Nota: 82,00

10° lugar – Zilca do Carmo Malanquini. Nota: 81,75

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *