Coral em Libras emociona público em Linhares

Fotos: Senac Linhares (ES)

A diversidade de vozes que compõem os habituais corais musicais deram espaço aos movimentos das mãos e dos gestos que seguiam o maestro em completo silêncio. Foi sem pronunciar uma palavra que o coral “Mãos que Encantam” conquistou o público na Praça do 22 de Agosto, em Linhares, região norte do Espírito Santo.

O grupo composto por alunos do Curso de Libras do Senac Espírito Santo apresentou-se em uma cantata de Natal interpretada em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos dias 18 e 19 de dezembro. A expressão artística exaltou a inclusão e mostrou que a comunicação transpõe barreiras que vão além do som.

A iniciativa inédita na região é fruto da parceria entre o município de Linhares, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Senac do Espírito Santo, que promoveram uma experiência única para a comunidade surda e sensibilizaram a comunidade para  a beleza da Libras. 

Para a Administradora Aline Lovati, uma das pessoas presentes na plateia, a apresentação foi um choque de realidade. “Eu não sabia nem que existia esse tipo de trabalho, pois não conheço ninguém no meu círculo social com deficiência auditiva. Participar de um evento como esse nos faz ter ciência da importância da inclusão e do quanto esse trabalho é lindo”, disse.

Já a pedagoga Edna Fontana Klein, mãe de uma das integrantes do coral, parabenizou o Senac por oferecer o curso de Libras. “A apresentação foi linda. Todos os envolvidos estão de parabéns, mas em específico o Senac pela iniciativa de atender essa necessidade pedagógica da nossa cidade com a oferta do curso de Libras na modalidade gratuita. É um conhecimento de grande valia”, destacou. 

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Roque Chile, enfatizou o poder de inclusão que uma atitude como essa representa. “Nos sentimos lisonjeados em receber um espetáculo como esse, algo inédito para o nosso município. Todas as pessoas que prestigiaram ficaram encantadas e se emocionaram. Nós estamos muito felizes com essa parceria para poder levar inclusão para mais pessoas”, explicou.

A faturista Thayza Gonçalves é uma das integrantes do coral. Ela destacou a importância do conteúdo aprendido no curso. “Esse conhecimento tem sido muito importante na minha vida, pois me proporcionou uma visão mais consciente, até mesmo na parte da inclusão, já que passei a ter mais sensibilidade para visualizar o mundo com outros olhos”, falou.

O coral “Mãos que Encantam” é composto por 61 alunos das turmas de Língua Brasileira de Sinais (Básico e Intermediário) do Senac-ES. As aulas tiveram início em novembro e outubro, respectivamente, com conclusão em dezembro. O curso tem carga horária de 160 horas e todos os alunos foram beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *