Governo discute projetos e ações para o setor comercial da Bahia

Fotos: Mário Marques/AscomSDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou da Sessão Ordinária da Diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) nesta quarta-feira (20). Na ocasião, o titular da SDE, Angelo Almeida, apresentou as ações desenvolvidas pela secretaria durante esse ano e os projetos a serem executados em 2024. O evento foi realizado na Casa do Comércio, encerrando o ciclo anual de sessões de 2023, onde 36 sindicatos estiveram presentes na Sessão Ordinária, representando todas as regiões da Bahia.

“O objetivo de ampliar a interação da SDE com os representantes do setor de comércio e serviços da Bahia está sendo cumprido. Temos estreitado cada vez mais essa relação e agradeço a oportunidade de apresentar os esforços que temos feito para alavancar a economia do nosso estado. É um privilégio estar nessa casa e esse momento de diálogo é fundamental para a construção da política de desenvolvimento proposta pelo Governador Jerônimo Rodrigues”, pontuou Angelo Almeida.

Ainda em sua fala, o gestor destacou o crescimento do setor e as ações da pasta. “O volume das vendas no varejo avançou 4,9%, no acumulado de janeiro a setembro de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado. Temos mais de 1,1 milhão de empresas atuando na Bahia. Apoiamos e prestamos serviços em 16 grandes eventos durante o ano, incluindo o Bahia Beer, o Festival Internacional do Cacau, o Fórum Estadual do Comércio e o 1º Fórum Nordeste da Economia Circular, que trouxeram o conhecimento sobre novas tendências, ampliando o debate e a prática da sustentabilidade”, completou.

Kelsor Gonçalves Fernandes, presidente da Fecomércio-Ba, destacou a importância da SDE e celebrou a presença do órgão no evento. “Temos muita sinergia e ficou provado aqui na nossa reunião. Temos muita coisa que podemos fazer juntos, estamos muito felizes com a apresentação e em 2024 vamos poder desenvolver esses projetos”, afirmou.

Ainda na manhã desta quarta-feira (20), o secretário Angelo Almeida esteve presente na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em reunião com o presidente Carlos Henrique Passos e representantes do Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic), para tratar sobre o fortalecimento do setor industrial e instalação do primeiro Polo de Cosméticos da Bahia. O condomínio industrial abrigará 10 empresas, inicialmente gerando uma média de 500 empregos diretos.

“O setor de cosméticos se destaca na geração de empregos, priorizando a mão de obra feminina, empoderando e capacitando mais mulheres para o mercado de trabalho. A obra já possui um estudo e um projeto pronto e a formação desse novo espaço fornecerá a estrutura necessária para que a indústria possa avançar”, ressaltou o secretário.

Da Redação | Com informações da Ascom/SDE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *