Rede de Percepção de Odor realiza última reunião do ano e comemora avanços

Reunião RPO Aracruz | Foto: Divulgação

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizou no dia 9 de dezembro, a última reunião do ano da Rede de Percepção de Odor (RPO), que contou com a participação de cerca de 120 pessoas. Durante o evento, a empresa divulgou o balanço anual do monitoramento do odor e comemorou os avanços obtidos em 2023.

A RPO é uma rede de voluntários, formada por pessoas que residem ou trabalham em comunidades a um raio de até 70 km da fábrica de Aracruz, na região norte do Espírito Santo, que informam à empresa sempre que percebem que o odor emitido pela indústria está fora do padrão. Isso ajuda a Suzano a identificar e corrigir eventuais desvios.

A moradora da região de Santo Antônio, em Vitória, Geralda de Oliveira Dias, participa da RPO há 20 anos. “Todo ano recebo o convite para participar das reuniões e considero muito importante estar presente. Sempre que posso, colaboro com o grupo e percebo que, ao longo dos anos, esse trabalho surtiu efeito, graças à parceria com a comunidade e ao empenho da empresa em melhorar seus processos”, afirma.

Segundo o consultor de Meio Ambiente Industrial da Suzano, Robson Silva Mendes, a RPO foi criada em 1991 pela extinta Aracruz Celulose e, desde então, o grupo vem contribuindo para a diminuição do odor emitido pela fábrica.  Atualmente, a empresa atingiu um alto nível de excelência neste monitoramento e hoje o impacto do odor na região é mínimo. Prova disto é que em 2023, até o momento, a empresa registrou apenas 2 reclamações pertinentes.

“Neste ano, a Suzano realizou a reforma de todo o sistema de condensação e resfriamento de gases, com a troca dos equipamentos que estavam próximos da vida útil, garantindo assim ainda mais efetividade no processo. Todo o gás gerado pela indústria é levado para uma caldeira, onde é queimado, garantindo a eliminação do mau cheiro”, afirma Robson Mendes.

O consultor lembra ainda que a empresa tem um canal de comunicação direto com a população, no número 0800 283 8383. O contato fica disponível para receber informações sobre odores que podem ter vindo da fábrica. Na ligação, é necessário informar o nome, local, condições do tempo, horário da detecção e intensidade do odor, para que as causas sejam investigadas. O atendente vai levar a informação para a análise da equipe de Meio Ambiente, que vai investigar as causas e dar o retorno ao cidadão.

“A fábrica da Suzano em Aracruz conta hoje com três Estações de Qualidade do Ar, mas a partir de 2024, a empresa investirá em novos equipamentos, mais modernos, que fornecem as informações em tempo real. Todos esses avanços demonstram o nosso comprometimento e esforço em causar o menor impacto possível às populações do entorno”, afirma o gerente de Meio Ambiente Industrial da Suzano, Marcio Caliari.

O evento contou ainda com um momento de recreação com a visita do Papai Noel, que sorteou presentes aos participantes. Também houve a participação da educadora Adriana Alves, especialista em Educação Parental, que ministrou uma palestra com o tema “Tecnologia e Vivência Familiar”, onde falou sobre os efeitos negativos para as relações sociais e familiares gerados com o uso exagerado da Internet e outras tecnologias.

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *