ENGIE Brasil Energia conquista 2º lugar no Prêmio Bahia Sustentável 2023

Fotos: Divulgação

A ENGIE Brasil Energia conquistou o 2º lugar no Prêmio Bahia Sustentável 2023 com o Projeto Recuperação de Nascentes da Comunidade de Brejo da Brásida, no município de Sento Sé (BA). O projeto concorreu na categoria Tecnologia Social Sustentável, que premiou experiências, tecnologias e iniciativas que melhorem a qualidade ambiental e de vida do local em que se aplicam.

A solenidade de premiaçãoaconteceu no dia 14 de dezembro, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador e contou com a participação do gerente Regional de Renováveis da ENGIE, na Bahia, Lucas Moura e do presidente da Associação de Moradores do Brejo da Brásida, Manoel Palha.

“Não ganhamos o prêmio, mas foi uma grande vitória trazer o projeto até a final. Sabemos da importância desse trabalho realizado para o meio ambiente e em especial para a Caatinga que tem uma menor disponibilidade de recursos hídricos e por isso tornam as ações de preservação ainda mais relevantes. Então, seguiremos apoiando essas iniciativas que incentivam a redução do consumo e identificam oportunidades de contribuir para a conservação da água”, afirma Lucas Moura.

Tendo em vista a dificuldade hídrica da Caatinga, o Programa de Recuperação de Nascentes no Brejo da Brásida, iniciou em 2016, na fase de Implantação do Conjunto Eólico Campo Largo, e teve sua continuidade através do Programa Águas Brasileiras, sendo um convênio entre a ENGIE e a Associação dos Moradores do Brejo da Brásida (AMBB), celebrado em junho de 2021 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Dentre os resultados alcançados destaque para a recuperação de seis áreas de nascentes, o plantio de 50 mil mudas nativas, além da capacitação de jovens multiplicadores de ações de conservação ambiental a partir da realização de cursos e palestras sobre temas diversos, trabalho que possibilitou um relevante incremento de cobertura vegetal que passou 8 para 71%.

A ENGIE desenvolve, desde 2010, o Programa de Conservação de Nascentes, realizado em parceria com organizações governamentais e do terceiro setor em diversas regiões do Brasil. Desde o início do programa, mais de 2.300 nascentes foram protegidas, na área de influência de 14 usinas operadas pela Companhia.

Por Luciana Bispo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *