Aumento do índice de raios ultravioletas durante o verão reforça alerta para doenças e lesões oculares

A estação mais quente do ano já está aí, com dias mais longos, sol brilhante e a necessidade de uma dose extra de cuidado com os olhos. Isso porque a exposição prolongada aos raios UV podem desencadear uma variedade de problemas oculares tão graves quanto os da pele, como catarata e degeneração macular.

Os raios UV são fundamentais para manter o planeta aquecido. O problema é que eles têm ultrapassado cada vez mais a barreira da camada de ozônio e chegam mais intensos na terra. Durante o verão, por exemplo, ao meio-dia, a radiação atinge o índice extremo.

O médico oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória Felipe Rangel explica que quanto maior o índice UV, maior é o risco de lesões oculares. “Devido a alta radiação e à capacidade de penetração na terra, o contato dos raio UV com os nossos olhos, assim como em nossa pele,  pode envelhecer e degradar as superfícies com a qual tem contato. A consequência disso é o desenvolvimento de doenças como catarata, degeneração macular, queimaduras na córnea, pterígio, além do câncer de pele na pálpebra”.

Os danos causados pelos raios UV não são imediatos, podendo levar anos para se manifestarem e se tornarem perceptíveis. Por isso, a proteção com os olhos das crianças é imprescindível. “Como acontece com a sua pele, a maioria dos danos solares aos seus olhos é acumulada nos primeiros anos de desenvolvimento. Portanto, a proteção solar é essencial para os jovens “, explica o médico.

A melhor maneira de evitar problemas oculares devido às radiações UV são os óculos de sol! “Escolha óculos de sol e, até mesmo, óculos de grau e lentes que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB. Uma dica é que eles também tenham qualidade óptica para reduzir o desconforto causado pelo brilho do sol”, enfatiza o médico.

O oftalmologista explica que o chapéu também é um grande aliado na proteção. “Os óculos de sol também não conseguem bloquear todos os raios ultravioletas, pois a luz solar pode atingir os olhos pelas laterais dos óculos. Por isso, o uso do chapéu também é importante”.

Evite a exposição ao sol nas horas com o maior índice de radiação. “A luz solar é mais intensa entre 10 e 14 horas. Portanto, a exposição é mais perigosa nesse período. Mas a proteção com os óculos e chapéu deve ser efetiva durante todo o dia!”, complementa.

Por Esther Mendes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *